Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu mídia

Preocupação com idade de Biden chega à TV americana

Apresentadores de 'talk show' fazem piada e analista da Fox News vê o presidente americano 'claramente se deteriorando'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os 79 anos do presidente dos Estados Unidos, completados no sábado, foram parar nos comediantes dos talk shows. Jimmy Kimmel, da ABC:

"Para dar uma ideia de quão velho é isso, Bill Clinton, lembra dele?, foi presidente quase 30 anos atrás, ele agora tem 75."

E o médico "diz que Biden é 'macho saudável e vigoroso'. Vigoroso. Por que todo check-up presidencial parece anúncio de Cialis?".

Nem aqueles mais governistas, como Stephen Colbert, da CBS, aliviaram: "Estava meio que torcendo para que descobrissem que ele tem aquela doença do Benjamin Button".

A reação mais forte veio de um analista relativamente independente da Fox News (reprodução acima), Brit Hume, 78, que questionou se Biden vai terminar o mandato. "Ele está claramente se deteriorando, ele está claramente senil."

ESCALADA

Na manchete do russo Argumenty i Fakty, bombardeiros estratégicos americanos realizaram "ensaios de ataque nuclear" na fronteira da Rússia. E na CNN, "EUA cogitam envio de mais armamentos à Ucrânia".

Ao fundo, no financeiro Kommersant, Biden ordenou novas sanções ao gasoduto Nord Stream 2, que liga a Rússia à Alemanha.

COMO EVITAR A GUERRA

O New York Times manteve no alto da home page o artigo "Ocidente deve parar de comprar essa teoria da conspiração sobre a Rússia", de uma integrante do European Council on Foreign Relations. Em suma, "erros de leitura são perigosos".

No Politico, um acadêmico da americana Rand Corporation também alertou, escrevendo que, "para evitar guerra, persuadir a Ucrânia a dar passos para a implementação de suas obrigações no acordo Minsk 2, negociado seis anos atrás, pode ser nossa maior esperança".

LULA OU BOLSONARO

A anunciada turnê de Lula por "Estados Unidos y las Américas" já é noticiada na Argentina, por Ámbito Financiero e outros.

E nos EUA já começou o lobby na direção contrária. O vice do Center for Strategic and International Studies publicou no site The Hill que "Washington parece torcer para que Lula seja eleito, embora ele seja pró-China". E diz que "Biden deveria tirar proveito do governo mais pró-americano da história recente do Brasil", telefonar logo para Bolsonaro e convidá-lo para ir aos EUA.

LOCKDOWN TAMBÉM NOS EUA?

No alto da home do Washington Post, citando que os casos de Covid subiram 10% na semana (reprodução acima), "EUA não estão a caminho de lockdown, diz Casa Branca".

Já o NYT levou à manchete o impacto econômico da volta das restrições para conter a quarta onda na Europa, onde "aproximadamente dois terços da população foram vacinados".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.