Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu mídia

EUA correm para tirar 'enorme vantagem' da China na África

NYT destaca como Washington 'perdeu terreno' no Congo; Guancha sublinha defesa de Pequim pela Nigéria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O chinês Guancha noticiou a breve turnê africana do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, enfatizando uma reação do ministro do exterior da Nigéria, Geoffrey Onyeama (com a imagem abaixo). Ao ser questionado pela imprensa americana sobre as "críticas a seu governo por depender dos empréstimos chineses", ele falou:

"Bem, não pegamos emprestado à toa e buscamos ser extremamente prudentes. Na realidade, nossa relação dívida-PIB é muito boa e ficamos de olho nisso. A realidade também é que o governo percebeu que para se industrializar tinha que colocar a infraestrutura em pé, e vimos uma grande oportunidade com os chineses."

A viagem passou ainda pelo Quênia e terminou no Senegal. E é no Senegal que acontece na semana que vem, sublinhou o Guancha, o Fórum para a Cooperação Sino-Africana, que reunirá ministros da China e de quase todas as nações do continente.

Em sua cobertura de Blinken, o New York Times destacou como ele acabou vendo obras chinesas "gigantes" por todo o caminho. E em seguida o jornal publicou, na manchete e por extensas reportagens, "Como EUA perderam terreno para China na corrida" pelo cobalto do Congo, usado para "energia limpa".

Pequim abriu "enorme vantagem na corrida para dominar a eletrificação da indústria automobilística" após os EUA "essencialmente entregaram os recursos" congoleses, nos governos Obama e Trump. Em texto à parte, "Como a empresa de Hunter Biden [filho de Joe] ajudou a assegurar o cobalto para os chineses".

Mas nem tudo está perdido, diz o NYT. "Congoleses estão revisando contratos de mineração com ajuda do governo americano, num esforço de combate à corrupção."

PENG SHUAI, POR HU XIJIN

Do editor do Global Times, Hu Xijin, linkando a conversa da tenista chinesa com o presidente do COI:

"Enquanto o que Peng Shuai falar não estiver de acordo com a expectativa da mídia ocidental, eles não vão acreditar. Só acreditam na história que imaginam sobre a China. Estou surpreso que não tenham dito que a pessoa que apareceu é uma falsa Peng Shuai, um dublê".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.