Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

'Amigos do Kremlin' agora avançam também na Europa

'Efeito Ucrânia acabou', Viktor Orbán é reeleito e Marine Le Pen se aproxima da ponta em pesquisa do francês Le Parisien

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em mídia social, o secretário-geral da ONU, António Guterres, se disse "profundamente chocado com as imagens de Butcha", mas enfatizou que "é essencial que uma investigação independente leve a uma responsabilização efetiva".

Emmanuel Macron tuitou que "as imagens são insuportáveis" e "as autoridades russas terão que responder por esses crimes".

Uma explicação para a divergência é que o francês, a uma semana do primeiro turno, vê Marine Le Pen se aproximar, como destacou no sábado a pesquisa do Le Parisien. Do jornal, abrindo o texto:

"O 'efeito Ucrânia' acabou. Macron, que até recentemente se beneficiava dos temores, devido ao conflito desencadeado pela Rússia, se enfraqueceu seriamente em nosso barômetro Ipsos-Sopra."

No domingo, o Le Monde, que não esconde ter lado, ressaltou a análise "Como Le Pen foi esquecida sobre a guerra", afirmando que ela "poderia ter sido varrida por suas posições pró-Putin, mas conseguiu evitar as críticas".

Não está sozinha, na Europa. Na noite de domingo, como adiantava a home do New York Times, "Eleições na Hungria e na Sérvia apontam para a extensão dos governos dos dois líderes europeus mais amigos do Kremlin". Pouco depois, eram noticiadas as vitórias projetadas de Viktor Orbán e Aleksandar Vucic.

RAÍZES PROFUNDAS

Antecipando seu livro "A Era do Homem-Forte", o colunista Gideon Rachman escreveu no Financial Times sobre "O que a guerra na Ucrânia significa para a era do autocrata". Concentrando-se em Putin, Orbán, Erdogan, MBS, Bolsonaro, Modi, Xi e Trump, afirmou:

"É possível que a catástrofe da Ucrânia desacredite o homem-forte. Mas essas esperanças devem ser balanceadas pela consciência de que este é um movimento que criou raízes profundas."

Acima, a ilustração do Times de Londres para sua resenha elogiosa.

LEGADO DAS INTERVENÇÕES MILITARES

Também no FT, um extenso relato dos correspondentes em Nova Déli, Riad e Joanesburgo sublinhou:

"A Ucrânia venceu a guerra da informação nos países ocidentais. Sua mensagem é amplificada pelos governos e pela mídia ocidentais. Mas em países da África e da Ásia que lutaram com o legado do colonialismo ocidental e das intervenções militares, como a invasão do Iraque liderada pelos EUA em 2003, a visão é dividida."

Eles não "confiam no Ocidente".

RÚSSIA & ÍNDIA

Em manchete no Jagran (acima) e outros indianos no final de semana, o primeiro-ministro Narendra Modi se encontrou com o chanceler russo, Serguei Lavrov, e "sinalizou aos países ocidentais: a Índia vai decidir de acordo com seus interesses".

Foi após uma semana de pressão dos EUA, contra o comércio com a Rússia, sobretudo a compra de petróleo, reafirmada em seguida pela ministra indiana de energia à CNBC.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.