Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Em guerra, EUA 'implantam manchetes mesmo sem informação firme'

Citando armas químicas e outros casos, NBC diz que Biden usa inteligência não comprovada para 'guerra de informação'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Noite de domingo, um âncora da CNN perguntou para um enviado, "O que você acha dessa nova inteligência?", no sentido de informação passada pelos serviços de espionagem.

O repórter tirou conclusões sobre um futuro ataque russo, sem questioná-la. Também foi a notícia do dia no New York Times, "EUA alertam para grande ataque", citando "uma alta autoridade" anônima.

É o dia a dia das manchetes da guerra, mesmo após a NBC ter reportado (acima) que "EUA estão usando inteligência para lutar uma guerra de informação com a Rússia, mesmo quando a informação não é sólida".

Citando várias autoridades anônimas, a NBC ressalta que "o governo Biden está implantando inteligência, mesmo quando não é firme, para desequilibrar Vladimir Putin".

Por exemplo, Biden e outros, numa "afirmação que fez manchetes em todo o mundo", declararam que a "Rússia pode estar se preparando para usar armas químicas" na Ucrânia. "Mas três autoridades afirmaram à NBC que não existe evidência de que a Rússia tenha trazido armas químicas."

Também não existe "evidência de que o círculo íntimo de Putin mentiu para ele", outro da "série de exemplos".

FATO INCONVENIENTE

A pró-democrata The Atlantic fez um evento sobre "desinformação" chamando Ben Smith, ex-colunista de mídia do NYT. Para tormento do moderador, o marqueteiro David Axelrod, Smith falou:

"Há coisas sendo rotuladas como desinformação porque não se gosta de quem está dizendo aquilo. ‘Esses mentirosos estão falando sobre o laptop de Hunter Biden, então é desinformação.’ Tinha características formais de desinformação, mas com o fato inconveniente de que era verdade."

Pior, "as pessoas começaram então a falar, ‘bem, pode ser desinformação e verdade’, o que é perturbador".

LÍDERES DE TORCIDA

O que mais ecoou, do evento da Atlantic, foi um questionamento de calouro da Universidade de Chicago a Brian Stelter, correspondente de mídia da CNN:

"Você fala que a Fox News é fornecedora de desinformação, mas a CNN está no mesmo nível. Vocês bancaram a farsa do ‘conluio russo’ e descartaram o laptop como desinformação russa. Com os jornalistas ‘mainstream’ se tornando pouco mais que líderes de torcida, é hora de finalmente declarar morto o cânone da ética jornalística?"

MUSK E OS TAIKONAUTAS

Num intervalo de sua cruzada pelo Twitter, Elon Musk, da SpaceX, participou de conversa com taikonautas e alunos americanos por mídia social, na embaixada da China (acima), dizendo:

"As bases para a futura cooperação no espaço são incríveis. Estou ansioso para a humanidade trabalhar junto para formar uma civilização autossustentável em Marte e outros, para a sobrevivência da vida como nós a conhecemos."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.