Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Depois das fábricas, Xangai retoma comércio, mostra cobertura chinesa

Com queda de infecções e Testa, VW e outras de volta à produção, cidade começa a abrir supermercados e shoppings

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Horas antes de soltar seu especial sobre o milhão de americanos mortos pela Covid, o New York Times levou à home page que "o mundo tenta ir além da Covid", mas "a China pode atravancar o caminho", referindo-se a Xangai.

Logo em seguida, veículos chineses como o privado Guancha e o Global Times, ligado ao PC, traziam manchetes e fotos com a reabertura parcial do comércio em Xangai, de supermercados a shoppings.

No sábado, a cidade registrou 1.200 infecções diárias, contra o pico de 20 mil há três semanas, queda noticiada do South China Morning Post ao Wall Street Journal, baixando em seguida para menos de mil.

No meio da semana, a newsletter Sinocism, de Washington, já tinha avisado das "boas notícias em Xangai".

Boas notícias que começaram semanas antes nas fábricas, com SAIC Volkswagen e sobretudo Tesla retomando produção em "circuito fechado", com operários alojados nas próprias instalações.

Elon Musk tuitou no meio da semana que "a equipe da Tesla China é incrível" e repetiu os elogios em entrevista pública ao Financial Times. Anuncia-se a expansão da fábrica em Xangai, no que um relatório interno, divulgado pela Reuters, projetou se tornar "o maior centro de exportação de carros do mundo".

Para marcar o retorno de Xangai, o Diário do Povo, principal jornal do PC, a rede CCTV (vídeo acima) e outros cobriram o teste "bem-sucedido" do primeiro avião C919 a ser entregue comercialmente pela Comac, de Xangai, concorrente de Boeing e Airbus.

E o próprio Xi Jinping publicou um artigo na revista teórica Qiushi, levado à manchete do Diário do Povo, com Xinhua, e reproduzido no Guancha, entre outros, abordando como "desarmar os principais riscos" ao país, com atenção para segurança alimentar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.