Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

No Guardian, ex-fiéis britânicos da Universal denunciam pressão por dinheiro

Em manchete, jornal ouve mais de 30 jovens que deixaram organização, hoje com '50 filiais em áreas carentes do país'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete da home page internacional do londrino The Guardian, nesta terça (29), "Jovens do Reino Unido se manifestam contra igreja evangélica", com destaque para a declaração de um deles, Rachael Reign: "Exposta a coisas horríveis".

Logo abaixo, "Ex-fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus dizem que sentiram pressão para doar dinheiro e foram informados de que demônios causavam problemas de saúde mental":

O jornal ouviu "mais de 30" ex-integrantes da seção da Universal voltada à juventude no país, Victory Youth Group, e relatou:

"Alguns disseram que fizeram amigos na igreja e gostaram das atividades promovidas pelo VYG, mas quase todos os entrevistados reclamaram de se sentirem pressionados a doar grandes quantias de dinheiro. Outros falaram sobre se sentirem encorajados a cortar laços com amigos e familiares ou ouvirem que a possessão demoníaca era a causa de problemas de saúde mental ou de sua sexualidade. Vários receberam imagens gráficas de cadáveres, como um aviso sobre o que acontece com aqueles que deixam a igreja."

A igreja, "iniciada no Brasil, agora está presente em todo o mundo, incluindo mais de 50 filiais no Reino Unido, muitas localizadas em algumas das áreas economicamente mais carentes do país".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.