Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

NYT, Guardian, Le Monde, Der Spiegel e El País cobram fim de ação contra Assange

Em carta aberta ao governo Joe Biden, veículos defendem retirada das acusações, afirmando que 'publicar não é crime'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No aniversário de 12 anos do início da publicação do chamado "cabogate", série de reportagens com documentos do Departamento de Estado dos EUA obtidos pelo WikiLeaks, o jornal americano The New York Times, o inglês The Guardian, o francês Le Monde, a revista alemã Der Spiegel e o espanhol El País divulgaram nesta segunda (28) uma carta aberta com o enunciado "Publicar não é crime":

Afirmam que "chegou a hora de retirar as acusações contra Julian Assange", editor australiano do WikiLeaks que está preso desde 2019 em Londres, a pedido de Washington. Escrevem os editores e publishers no final do texto, publicado com pequenas diferenças:

"Numa democracia, uma das missões fundamentais de uma imprensa independente é chamar os governos à responsabilidade. Obter e divulgar informação sigilosa é parte essencial do trabalho cotidiano dos jornalistas. Se esse trabalho for declarado criminoso, não apenas a qualidade do debate público, mas também nossas democracias serão significativamente enfraquecidas. Doze anos após as primeiras publicações relacionadas ao 'cabogate', chegou a hora de o governo dos Estados Unidos retirar as acusações contra Julian Assange por publicar informações secretas. Publicar não é crime."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.