Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Revista argentina dá capa para Janja, 'la Evita brasileña'

'No PT, veem com receio seu protagonismo', diz Notícias; no país, Fernández e Cristina disputam quem é 'mais Lula'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A revista semanal argentina Notícias, do grupo do jornal Perfil, dedicou capa à mulher do presidente eleito, Janja, com o enunciado "A guardiã de Lula". Diz que a "socióloga, feminista, promete transformar o papel de primeira-dama no Brasil".

Ressalta que, "no PT, veem com receio seu enorme protagonismo" e "dizem que é 'a Evita brasileira'". Acrescenta que Lula "se declara apaixonado como aos 20 anos". No Brasil, Janja será entrevistada por Poliana Abritta e Maju Coutinho no Fantástico deste domingo (13).

Também na edição da revista, "A concorrência entre Alberto Fernández e Cristina Kirchner", presidente e vice, para ver quem se "mostra mais próximo de Lula". A agência Telám noticiou que o brasileiro falou nesta semana com Cristina. E antes, no Página/12, ele "pôs na cabeça" um boné de campanha da vice, "CFK 2023", e sorriu.

Dilma Rousseff abriu o encontro na Colômbia dizendo que, a exemplo de Lula no Brasil, a América Latina deve se 'reconstruir' institucionalmente - Reprodução/El Tiempo

RECONSTRUIR E RENOVAR

Na Colômbia, onde o governo de centro-esquerda está completando cem dias, a imprensa cobriu extensivamente a reunião do Grupo de Puebla, quinta e sexta. A eleição de Lula "dominou os holofotes" no encontro, que foi protagonizado por Dilma Rousseff (acima).

O principal jornal, El Tiempo, mais El Universal, El Espectador e outros meios, além do espanhol El País, salientaram a "nova agenda de integração" abordada por ex-presidentes como o colombiano Ernesto Samper, o boliviano Evo Morales, o dominicano Leonel Fernández e, pela Espanha, José Luis Zapatero.

Uma agenda que o anfitrião Samper propôs "renovar, a caminho de um modelo solidário de desenvolvimento, sem perder de vista a desigualdade social, a criação de valor e a transição ecológica num mundo dominado pela crise climática".

Zapatero, representante europeu, defendeu "unir o máximo de vozes plurais" como característica da esquerda. "A igualdade de gênero deve ser o primeiro dos objetivos", falou.

NOVA POTÊNCIA

No relato do El Universal, "Samper saudou a presença de representantes do Partido Comunista da China, a 'nova potência emergente do mundo', para discutir as relações do gigante asiático com a América Latina e o Caribe."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.