Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Na América Latina, 'Argentina de Messi toca o céu'

Bollywood se diz 'orgulhosa' da Argentina; em jornais dos EUA à China, final é descrita como arrebatadora, 'a maior' da história

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete do jornalLa Nación, de Buenos Aires, "Argentina de Messi toca o céu".

O chileno La Tercera ecoou, "Messi é o dono do mundo: Argentina toca o céu 36 anos depois, numa final inesquecível". Foi "final cheia de drama", para o mexicano Reforma, com "Messi lendário", para o colombiano El Tiempo.

Por outro lado, na manchete do esportivo francês L'Équipe, abrindo uma foto de Mbappé cobrindo o rosto, "Lágrimas fatais". No Le Figaro, "Apesar da 'triplé' [trio de gols] de Mbappé, 'les Bleus' [os azuis] deixaram escapar o título planetário".

A MAIOR, A MELHOR

Para o Times de Londres, foi "a maior final". Para o russo Argumenty i Fakty, "a melhor final da história da Copa".

Para o italiano La Stampa, "uma final lendária". Até para o Financial Times, "épica".

Nos Estados Unidos, o New York Times chamou de "uma final selvagem", e a Bloomberg, de "arrebatadora".

No alemão Süddeutsche Zeitung, "Argentina está nadando num mar de lágrimas de alegria", após "final com todo o drama que o futebol pode oferecer: Messi, Mbappé, pênaltis, loucura. Exausto como depois de uma maratona: o live-streaming do SZ".

BOLLYWOOD ORGULHOSA

Na China, o portal Guancha manchetou "Comovente! Argentina vence França e sonho de Messi se torna realidade", mesmos destaques do Nanfang Zhoumo.

Os vencedores foram manchete também na Índia, com o Jagran, jornal em hindi, destacando que "Bollywood está orgulhosa da vitória da Argentina e congratula Messi por um grande jogo", com a imagem acima, produzida na indústria do cinema de Mumbai.

Sobretudo no estado indiano de Kerala e também em Bangladesh, país vizinho, a torcida local se dividiu inicialmente entre as seleções da Argentina e do Brasil, como voltou a ser notícia.

Mas desta vez, como ressaltou o site The Athletic, a seleção de Messi venceu antes mesmo de Neymar ser eliminado.

BRANCOS

Não foi sem questionamento a ascensão da Argentina e de Messi. O Washington Post chegou a publicar o título "Por que a Argentina não tem mais jogadores negros?", falando em "apagamento preto".

O texto argumentava com o dado de que "cerca de 1% da população é negra", segundo o censo mais recente, mas posteriormente corrigiu para "muito menos do que 1%".

AUTOCRÍTICA

Falando ao canal inglês Sky News na véspera da final, o organizador qatari da Copa, Hassan Al Thawadi, disse que seu país "reconheceu a necessidade de reformas, pois a condição era inaceitável" para os trabalhadores, na preparação do evento.

Sobre a supressão de imagens de arco-íris usadas por torcedores, lamentou a ação dos seguranças: "Temos que encontrar maneiras de respeitar a opinião dos outros".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.