Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022 toda mídia

Sob cuidados paliativos, Pelé gera comoção e vigília na mídia global

Jornais dos EUA à Rússia retratam o impacto da notícia de que o ex-jogador já não responde à quimioterapia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A revelação de que Pelé não responde mais à quimioterapia e está em cuidados paliativos levou a uma sequência de imagens em sua homenagem no Qatar e de relatos na cobertura da Copa, em tom de vigília pelo ex-jogador brasileiro.

O New York Times destacou a imagem acima, de projeção no hotel The Torch Doha, com o enunciado "Do lado de fora do estádio, uma mensagem de melhoras para Pelé, de volta ao hospital".

No texto, "ele não responde mais aos tratamentos de quimioterapia e foi transferido para cuidados paliativos, sugerindo que não serão tomadas mais medidas agressivas para combater seu câncer".

Na também americana CNN, ouvindo torcedores no Qatar e citando mensagens de esportistas em mídia social, "O mundo do futebol deseja o melhor para Pelé enquanto a estrela brasileira segue no hospital".

'END-OF-LIFE'

Além de esportivos como o francês L'Équipe e o alemão SportBuzzer, veículos de cobertura geral como o italiano La Repubblica, o mexicano Excelsior, a russa Gazeta e o site da chinesa CCTV noticiaram que Pelé já não reage ao tratamento.

Os ingleses The Guardian e The Sun, entre outros, enfatizaram que ele foi transferido para a ala de cuidados paliativos ou, nos títulos, "fim de vida" (end-of-life). O primeiro ressaltou depois o pedido de César Sampaio, assistente do técnico Tite, durante coletiva:

"Algo que todos vocês podem fazer, independentemente de sua religião, é dizer uma oração e enviar vibrações positivas."

Outros, como o mexicano El Universal, reproduziram a imagem da camisa 10 formada por drones na noite do Qatar, em cena veiculada em mídia social pela Fifa (abaixo), ou então a bandeira com Pelé no meio da torcida brasileira, do Washington Post ao argentino Olé.

'NEYMAR VAI ARRASAR'

Tarde de domingo e as atenções já estavam de volta a Neymar, com a agência chinesa Xinhua e o site esportivo americano The Athletic destacando, sobre o Brasil, que Tite havia confirmado o jogador contra a Coreia do Sul.

Também jornais às dezenas, do Hindustan Times ao L'Équipe, além do site russo voltado a apostas Betassist, antecipando que, pelas suas contas, "Neymar vai arrasar os coreanos".

'MBAPPÉ EVOCA PELÉ NO AUGE'

Por franceses como Le Monde, com a vitória sobre a Polônia, o protagonismo passou para Mbappé, "o homem do jogo" com dois gols, dando espetáculo e, afinal, uma primeira entrevista na Copa.

No relato do L'Équipe, ele falou que "não tinha nada contra os jornalistas", só não queria "perder energia com outras coisas", sendo então questionado se sonha ser escolhido o melhor do mundo —e respondendo, previsivelmente: "ganhar a Copa é meu único sonho".

Em meio à vitória inglesa sobre o Senegal, o londrino Telegraph manteve no alto da home page que "Mbappé evoca memórias de Pelé no auge". As duas seleções se enfrentam no sábado, pelas quartas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.