Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Pelé, o Edson toda mídia

Nas manchetes esportivas, 'Dor mundial', 'O fim de um mundo', 'O mundo para'

Jornais latino-americanos e europeus são os que mais refletem impacto da morte de Pelé, também destaque na Ásia e EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A morte de Pelé é manchete online de jornais pelo mundo, mas sobretudo da América Latina e da Europa.

Reprodução/Olé

No esportivo argentino Olé (acima), "Dor mundial: morreu Pelé", que descreve como "um dos maiores da história do futebol", destacando sua relação com Maradona, "amor, brigas, paz, acusações fortíssimas e, no final, quase amigos".

No Clarín, "Morreu Pelé, um símbolo supremo do futebol espetáculo", tratado como "grande entre os grandes". No chileno La Tercera, "82 anos de glória". No colombiano El Tiempo, "O mundo chora o rei do futebol". No mexicano Excelsior, "O último deus do futebol".

Reprodução/L'Équipe

Na manchete do esportivo francês L'Équipe (acima), que o proclamou atleta do século, "O fim de um mundo". Abrindo o texto, " O mundo do futebol entrou no primeiro dia do resto de sua vida". Na capa impressa, já divulgada, "Ele era um rei", mais o editorial "Magia insuperável".

No italiano Tuttosport, na mesma linha, "Pelé, o mundo para".

No tradicional francês Le Monde, "A morte do 'Rei' Pelé, lenda do futebol mundial". No espanhol El País, "Morre Pelé, 'O Rei' do futebol". No italiano Corriere della Sera, "Adeus ao rei do futebol".

No alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, "Rei Pelé está morto", destacando que "ele sempre será único". No popular Bild, "O melhor de todos os tempos".

No inglês The Times, "Pelé, primeiro 'superstar' do futebol, morreu aos 82". No The Guardian, "Pelé: vencedor da Copa do Mundo e lenda do futebol morreu com 82 anos", dizendo que "irradiava prazer".

A morte de Pelé também é manchete em russos como Kommersant e indianos como Jagran, mas os principais jornais dos EUA deram menos atenção, com o New York Times chamando na home page que ele foi "a face do futebol" e publicando artigo de José Miguel Wisnik, "Pelé vai viver para sempre".

O esportivo The Athletic, recém-comprado pelo NYT, deu como principal chamada "Celebrando Pelé, o maior jogador na história da Copa do Mundo" (abaixo).

Reprodução/The Athletic

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.