Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

The Twitter Files expõe como foi a 'filtragem' política na rede

Série de reportagens detalha a supressão de notícias e perfis pela plataforma e é questionada por outros jornalistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há pouco mais de uma semana, quando o New York Times se juntou a jornais europeus para pedir em carta a retirada das acusações americanas contra Julian Assange, chamou a atenção ter sido decisão do publisher A.G. Sulzberger "sem o envolvimento da Redação".

Redação que divulgou ela própria que os seus editores não participaram —diferentemente dos europeus. E que publicou a notícia da carta com viés crítico a Assange, salientando ações posteriores contra o Partido Democrata, na campanha de 2016.

Página de edição do Twitter, divulgada na série The Twitter Files
Na tela de edição dos funcionários da própria plataforma, revelada pela série The Twitter Files, a conta Libs of TikTok marcada como 'Blacklist' - Reprodução

‘NARRATIVAS DE DIREITA’

Nesta semana, com as duas primeiras reportagens da série apelidada de The Twitter Files, por Matt Taibbi e Bari Weiss, com suporte de Elon Musk, também foram jornalistas que reagiram negativamente às revelações de favorecimento ao Partido Democrata.

Taibbi, ex-revista Rolling Stone, e Weiss, ex-NYT, são jornalistas que trocaram as Redações onde se sentiam pouco à vontade, ele mais à esquerda, ela mais à direita, e estabeleceram newsletters de grande repercussão no Substack.

Taibbi foi o primeiro a publicar na série e ser atacado, por um apresentador da pró-democrata MSNBC, que disse: "Imagine se voluntariar para fazer trabalho de relações públicas para o homem mais rico do mundo, a serviço de narrativas de direita, e fingir que está questionando o poder".

Pouco se falou nos Estados Unidos do conteúdo dessa primeira reportagem —que detalhou como os então executivos da plataforma decidiram suprimir as revelações do New York Post sobre o laptop de Hunter, filho de Joe Biden, dias antes da eleição de 2020.

A repercussão quase única foi de ataque a Taibbi, que tentou até ironizar: "Ansioso para ler todos os tuítes reclamando sobre ‘RP para o homem mais rico do mundo’ e ver quantos deles publicaram matérias para fontes anônimas do FBI, CIA, Pentágono, Casa Branca".

A segunda reportagem, por Weiss, detalhou a prática de "filtragem de visibilidade" pelo Twitter, suprimindo o alcance de contas sem avisar, e a existência até de "blacklists", listas abrangendo perfis sobretudo de direita como Libs of TikTok.

Novamente, a repercussão se concentrou em Weiss, não no que ela havia noticiado, com a novidade da pressão generalizada, online, por sua investigação pela agência reguladora FTC pelo suposto crime de acessar informações de usuários do Twitter.

Os esforços contra a série não vieram apenas dos colegas de Weiss e Taibbi. Como ela descobriu e ele divulgou, os dados a que os dois vinham tendo acesso estavam sendo "filtrados" pelo advogado do próprio Twitter, Jim Baker, "ex-advogado-geral do FBI".

"A descoberta de que Baker estava revisando The Twitter Files surpreendeu a todos, para dizer o mínimo", escreveu Taibbi. "Elon Musk agiu rapidamente para a ‘saída’ de Baker." E Weiss avisou que o terceiro capítulo dos "arquivos" está a caminho.

PS 23h - Saiu o terceiro fio, "A remoção de Donald Trump":

BEZOS VENDE

Outro bilionário americano de tecnologia, Jeff Bezos, da Amazon, enfrenta problemas com o Washington Post, que adquiriu em 2013 e do qual estaria se desinteressando —depois da saída do editor Martin Baron, questionado pela Redação.

O Wall Street Journal noticia que Bezos "autorizou" a venda do software de publicação Arc, uma de suas contribuições ao WaPo. O jornal perdeu meio milhão de assinantes neste ano, segundo o WSJ.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.