Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

'A década perdida acabou' no Brasil, anuncia 'o careca'

Aumento do preço das commodities, fim da Covid zero na China e queda da inflação nos EUA 'favorecem a América Latina'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login


De Robin Brooks, economista-chefe do Institute for International Finance (IIF), de Washington, associação das maiores instituições financeiras privadas, apelidado "o careca" na Faria Lima:

"Muito animado com a América Latina e especialmente o Brasil este ano. A década perdida acabou. Os preços mais elevados das commodities e a geopolítica estão mudando os fluxos de capital em favor da América Latina."

Na agência chinesa Xinhua, a chegada do primeiro cargueiro com milho brasileiro, 68 mil toneladas, ao porto de Machong, em Guangdong, em 7 de janeiro de 2023 - Xinhua

"Os mercados concordam", acrescenta, citando o desempenho das moedas de Brasil e México, no topo do ano até aqui. Sua explicação:

"Existem três temas impulsionando os emergentes em 2023: queda da inflação nos EUA; fim do Covid zero na China; aumento do preço das commodities. Todos os três favorecem mais a América Latina, devido ao status de grande exportadora de commodities."

ESPERANÇA

O anúncio de Brooks pareceu conflitar com as manchetes americanas desta terça, com o Wall Street Journal destacando que o crescimento chinês caiu a níveis "quase históricos" e o New York Times saudando o "tropeço", que traria "medo" à economia chinesa.

Chineses em inglês, como Global Times e China Daily, já contrapõem que, "apesar da leve desaceleração no quarto trimestre devido a aumento nas infecções [de Covid], a China ainda superou a maioria das outras grandes economias no ano passado, incluindo os EUA".

Ecoando "o careca", a Bloomberg, que minimizou os 3% de crescimento chinês, ressalta que a "China desperta esperança de crescimento global em 2023" em meio aos sinais de recessão nos EUA.

Diz que "a reabertura da China está rapidamente se tornando o tema mais importante nos emergentes", para os investidores globais. E que "as projeções mostram que a segunda maior economia pode crescer 4,8% em 2023, em comparação com uma expansão de 0,4% nos EUA".

DE XI PARA LULA

Para o Brasil, desde a eleição de Lula, Pequim vem oferecendo "boas-vindas", na expressão usada pelo porta-voz da chancelaria ao ser questionado sobre a visita do novo presidente neste início de mandato, como relatado por Huanqiu (o Global Times em chinês) e Guancha.

As boas-vindas são sobretudo comerciais. A China liberou e agora "importa milho brasileiro em navio graneleiro pela primeira vez" (imagem no alto), notícia deste início de ano na agência Xinhua, por Renmin Ribao (Diário do Povo) e outros.

Também liberou uma série de produtos brasileiros com mais valor agregado, como o modelo E190-E2 da Embraer, farelo de soja e até mesmo, dias atrás, cana-de-açúcar transgênica.

E o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB), de Pequim, "vai ampliar financiamento para o Brasil", segundo o jornal Valor, com três operações em preparação, em infraestrutura. Ele foi criado "como alternativa a instituições como o Banco Mundial, dominadas pelos países desenvolvidos". Seu presidente, Jin Liqun, ex-vice-ministro de finanças da China, planeja visitar Brasília em abril.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.