Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Na China, 'oposição firme ao ataque'; na Índia, 'preocupação' e apoio

Xinhua e Huanqiu cobrem invasões e noticiam confiança de Pequim na 'liderança de Lula'; India Today relata que Nova Déli dá 'todo o nosso apoio'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jornais como Xin Jing Bao (Beijing News), de Pequim, e a agência Xinhua, esta também com vídeo (imagem abaixo), cobriram as invasões em Brasília com destaque para a comparação com o 6 de Janeiro em Washington e para a reação de Lula ao ataque.

Huanqiu (Global Times), também de Pequim, e Pengpai Xinwen (The Paper), de Xangai, deram atenção à resposta do porta-voz do ministério do exterior, durante coletiva. Wang Wenbin disse que "a China está atenta e se opõe firmemente ao violento assalto à autoridade federal no Brasil", acrescentando:

"O Brasil é um parceiro estratégico integral da China, que apóia as medidas tomadas pelo governo brasileiro para acalmar a situação, restaurar a ordem social e manter a estabilidade nacional. Acredito que, sob a liderança do Presidente Lula, o Brasil manterá a estabilidade nacional e a harmonia social."

TODO O APOIO INDIANO

Na Índia, por veículos como NDTV e India Today, destaque para a afirmação do primeiro-ministro Narendra Modi de que está "profundamente preocupado" e oferece "todo o nosso apoio".

O Times of India acrescenta que a "presença de Bolsonaro na Flórida põe a bola no campo de Biden", avaliando que o brasileiro pode ter seu visto revogado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.