Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

New York Times questiona Bolsonaro 'escondido na Flórida'

No exterior, atenção já sai dos 'golpistas' para Lula e a 'ordem'; invasões 'relembram 6 de Janeiro', diz Financial Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O jornal The New York Times entrou na noite de domingo com a manchete digital "Apoiadores do presidente brasileiro derrotado invadem prédios do governo".

Logo abaixo, Lula vai "assinar um decreto de emergência permitindo que o governo use 'quaisquer medidas necessárias' para trazer ordem".

Enquanto isso, acrescentou o principal veículo americano, "Bolsonaro está escondido a milhares de quilômetros de distância, na Flórida", ele que "enfrenta várias investigações".

Na sequência, congressistas americanos como Joaquin Castro e Alexandria Ocasio-Cortez expressaram apoio a Lula e defenderam, via mídia social, que os Estados Unidos não podem seguir dando "refúgio" ao ex-presidente.

APOIADORES DE BOLSONARO

O Financial Times, entre outros, ressaltou que a invasão "relembra o 6 de Janeiro nos EUA".

Ele e o também inglês The Guardian, o francês Le Monde, o alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung e os americanos The Washington Post e The Wall Street Journal manchetaram que são ações dos "apoiadores de Bolsonaro".

Sempre na chamada principal, o espanhol El País falou em "partidários de Bolsonaro", e o mexicano Reforma, em "bolsonaristas".

A manchete do jornal conservador La Nación, na Argentina, chamou os "seguidores de Bolsonaro" pelo nome, "golpistas" (abaixo). O Clarín destacou a "Máxima tensão no Brasil".

Começando a segunda-feira na Ásia, a notícia foi destacada por South China Morning Post e Times of India, entre outros, com agências.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.