Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Biden ameaça banir TikTok, mas outros três chineses já conquistam os americanos

Temu, de 'brinquedos e bugigangas', é o novo líder em downloads de aplicativos no país, seguido por CapCut e Shein

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Wall Street Journal noticia que, de forma "similar" a Donald Trump em 2020, Joe Biden agora "ameaça banir o TikTok se os donos chineses não venderem sua participação".

Mas o jornal avisa que a retirada do aplicativo do ar por Biden "pode enfrentar caminho acidentado" na Justiça, lembrando que Trump "acabou fracassando quando o TikTok foi aos tribunais". Pequim, na época, vetou a transferência do algoritmo do TikTok para um novo dono, o que inviabilizaria a venda.

Horas depois, o WSJ entrevistou o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, que vai ao Capitólio na semana que vem e adiantou que uma venda forçada "não irá resolver as preocupações de segurança" de Washington como seu próprio plano —de custo bilionário e que envolve pagar à americana Oracle para armazenar os dados no país.

Reprodução/Sensor Tower

O temor de Washington com o TikTok não se reflete nos consumidores americanos, alertou o Interconnected, influente página no Substack voltada à "interconexão de tecnologia e geopolítica".

Deu como evidência a lista de downloads nos EUA levantada pela consultoria Sensor Tower (acima), mostrando que o TikTok nem é mais o líder na App Store e no Google Play.

Agora está na frente o Temu, que vende "brinquedos e bugigangas", e outros dois concorrentes do TikTok no ranking são o CapCut, editor de vídeo, e a Shein, loja de "fast fashion". Todos chineses.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.