Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Mídia chinesa saúda 'velho amigo' Lula e vê cooperação em tecnologia

Confirmação da viagem, com 'delegação enorme', dispara cobertura até de escola que ensina chinês em Niterói

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A confirmação da visita de estado de Lula foi noticiada do Jornal Nacional chinês, Xinwen Lianbo, da CCTV, ao Diário da Juventude da China, no final de semana. Com atenção para o anúncio, pelo ministério do exterior, de que vai "abrir uma nova era".

Por portais como Guancha e 163, repercutiu depois a informação, do Itamaraty, de que serão 240 empresários na comitiva, além de ministros, governadores e parlamentares. "Uma delegação enorme", diz o Guancha, para abordar desde os semicondutores até a paz.

O Global Times ou Huanqiu, salientando que a visita busca "intensificar os laços econômicos em meio à turbulência global", ouviu de Pan Deng, da Universidade Chinesa de Ciência Política e Direito, que "a visita vem num momento crítico na era pós-pandêmica".

Descrevendo Lula como "um velho amigo da China", Pan avalia que os dois países "concordam sobre os benefícios da tecnologia para o desenvolvimento nacional e haverá muita cooperação, notadamente em aplicações de internet, aviação civil e novas energias".

A agência Xinhua cobriu no sábado o Fórum de Alto Nível sobre Cooperação Econômica China-Brasil na Nova Era, em Pequim, em que foram feitas propostas por acadêmicos e administradores chineses, de comércio eletrônico a "cooperação prática em indústrias-chave".

Na foto publicada pelo Renmin Ribao, de Pequim, alunos na biblioteca da escola com ensino de chinês em Niterói, no Rio de Janeiro - Xinhua

O Renmin Ribao ou Diário do Povo, com Xinhua, ressaltou outro fórum, em Brasília, Modernização Chinesa e as Novas Oportunidades nas Relações, em que um representante brasileiro teria dito que "a modernização chinesa pode ser usada como referência para o Brasil".

O modelo de modernização da China foi oferecido pelo líder Xi Jinping e pelo chanceler Qin Gang, ao longo do último mês, como publicaram South China Morning Post e outros, como um "caminho" alternativo ou "fonte de inspiração" para os países em desenvolvimento.

A versão impressa do Renmin Ribao, que é o maior jornal do país, do Partido Comunista, também deu atenção inusitada no final de semana para pautas como "a primeira escola pública do Brasil com ensino em três idiomas: português, chinês e inglês" (imagem acima).

Ela foi criada há oito anos em Niterói e tem hoje 360 alunos de ensino médio, em período integral. Segundo um representante da secretaria estadual de Educação, "a maioria vem de comunidades pobres próximas, eles obtiveram sucesso na escola, e alguns podem ir para a China estudar, o que é um incentivo importante".

O jornal destaca um deles, Guilherme Santos, que depois de se formar foi para a Universidade de Hebei.

Reprodução/Bloomberg

A EXCEÇÃO CHINESA E OS EMERGENTES

Sob o título "Por que a carnificina de bancos no Ocidente pode aumentar a atração da China" (acima), a Bloomberg ressalta nota do grupo financeiro japonês Nomura, afirmando aos clientes que "a instabilidade está alimentando a aversão ao risco de crédito globalmente e ampliando a probabilidade de recessão em muitas economias, com uma notável exceção: a China".

Para o Nomura, "é muito provável que a China seja um importante polo de crescimento para os mercados emergentes neste ano".

Também na Bloomberg, sobre fevereiro, "Importações da China tem maior crescimento em um ano, em meio a sinais de recuperação". No texto, "o país comprou 11,5% a mais de minério de ferro, enquanto as importações agrícolas, como carne e soja, dispararam 27,3%".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.