Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Em campanha pela Otan, candidatos europeus vão atrás de Xi e Lula

Para marcar posição, Von der Leyen e Sánchez pressionam por vaga nas agendas dos presidentes chinês e brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dias antes de Lula, o presidente francês Emmanuel Macron chega nesta quarta a Pequim, também supostamente para tratar de paz, mas levando uma comitiva de grandes empresas, de Alstom a Airbus, ressaltou o South China Morning Post.

De última hora, entrou na comitiva a alemã Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, fazendo de imediato um discurso contra Pequim, com destaque de New York Times a Financial Times.

Ela está em campanha para assumir em outubro a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), destacou o inglês The Sun, após semanas de notas de bastidores nos EUA.

No Global Times, de Pequim, 'Primeiro-ministro espanhol visita China em meio a tendência positiva; independência estratégica da União Europeia é enfatizada' - Reprodução

Segundo o alemão Die Welt, Von de Leyen tem como adversário pelo comando da organização militar, representando a linha europeia mais aberta a Pequim, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez —que também está em viagem à China (acima e aqui).

Von de Leyen havia tentado se encontrar também com Lula, mas a nova data da viagem do presidente à China inviabilizou sua visita. Por outro lado, Lula aceitou o pedido e se reúne com Sánchez no final deste mês, na Espanha, segundo o site Metrópoles.

BIDEN RACHA UNIÃO EUROPEIA

O site Politico já havia reportado que Joe "Biden racha alto escalão da União Europeia por causa da China". Em suma, "Von der Leyen segue linha dura dos EUA em relação à China, enquanto o chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, busca evitar confrontos".

Foi após visita da alemã a Washington, um mês atrás, e após visita do belga Michel a Pequim, três meses atrás.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.