Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Na Europa, 'vamos ouvir Lula' sobre paz (e fechar o acordo comercial)

Acerto União Europeia-Mercosul é 'freio à China na América Latina' e precisa sair 'se não os chineses o farão'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Também na imprensa espanhola, foram as declarações de Lula sobre a guerra que mais chamaram atenção, sobretudo a defesa de que "a Ucrânia fique com seu território e a Rússia com o seu", que foi para as chamadas do conservador ABC e do mais liberal El País.

El País que publicou artigo do ex-primeiro-ministro José Luis Zapatero, "Vamos ouvir Lula da Silva" (reprodução abaixo), abrindo pela afirmação de que "sua ação política se confirma como um projeto que pode ser decisivo na reconstrução de um sistema internacional falido e que caminha para o confronto".

Reprodução/El País

Houve atenção ao mesmo tempo para o esforço espanhol pelo acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, com propósito igualmente geopolítico. No enunciado do El Economista, "Espanha vê no acordo um freio à China na América Latina".

No site Politico, parte do grupo alemão Axel Springer, "De olho no prêmio: os acessos [retóricos] de Lula não vão impedir a União Europeia de buscar o acordo com o Mercosul".

Segundo um diplomata anônimo "nos corredores de poder em Bruxelas, é uma estratégia importante de longo prazo", a aproximação da UE com o Mercosul. "Se não negociarmos esse acordo nós mesmos, os chineses e outras potências entrarão e o farão."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.