Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Desmatamento cai na Amazônia, 'vitória para Lula' às vésperas do G7

Reuters e publicações ambientalistas avisam que 'desafios' prosseguem e que, no Cerrado, derrubada 'está em alta'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na Reuters, "Desmatamento na Amazônia brasileira cai 68% em abril, primeira grande queda no governo Lula" (abaixo). O dado antecede o encontro do presidente com os colegas que mais pressionam contra a derrubada, como Joe Biden, em menos de uma semana, no G7.

Reprodução/Reuters

A agência avisa, no despacho, que "Lula tem enfrentado desafios contínuos, como a falta de pessoal" no Ibama, e que não há garantia de que a redução se mantenha.

Para ativistas de organizações como Greenpeace e sites engajados como Yale Environment 360, vinculado à Escola do Ambiente da universidade americana, "a queda se apresenta como uma vitória para Lula". Mas no Cerrado "o desmatamento está em alta".

CHINA TROCA EUA POR BRASIL

De sites do Meio Oeste americano a publicações chinesas, repercute o cancelamento das compras de milho dos Estados Unidos pela China, "em mudança para os carregamentos mais baratos do Brasil". No enunciado da Bloomberg, "Brasil está prestes a passar EUA como maior exportador mundial".

No South China Morning Post, "China recebe primeiro envio de milho da África do Sul, reforçando pressão para diversificar dos EUA". Pequim "busca nações amigas cada vez mais, para reduzir sua dependência de grãos dos EUA e da Ucrânia devastada pela guerra".

Análise reproduzida no portal Baijiahao sublinha que, além da busca de maior produção interna, a China "implementou uma estratégia de diversificação de importação" que equilibrou os números de EUA, Ucrânia e Brasil no primeiro trimestre.

"Contribui para a segurança alimentar e pode reduzir o custo", avalia. "Em comparação com os EUA, a relação com o Brasil é naturalmente mais estável. Após a visita de Lula, os canais de comércio ficaram mais tranquilos. Agora o canal sul-africano foi aberto, também mais estável."

Reprodução/Sohu

DA CHINA PARA O BRASIL

O portal chinês Sohu destaca, remetendo a sites militares brasileiros, que uma comitiva do Exército esteve na LAAD Defence & Security 2023, feira de defesa realizada no Riocentro, e inspecionou o tanque VT-4 (acima), que concorre com blindados americanos e europeus por uma grande encomenda do Brasil.

Em tom de venda, lista suas supostas vantagens, as compras já realizadas por países como Tailândia e Nigéria —e que não seria preciso usar dólares para o negócio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.