Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia toda mídia

Lula vai ao 'primeiro papa do Sul Global' tratar da guerra

Alinhado a Brasil, Índia e China, Francisco 'antecipa futuro geopolítico da Igreja, menos aquiescente ao Ocidente'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após nove dias no hospital, o papa saiu sob aplausos no final de semana, mostrados pelo La Repubblica, e neste domingo (18) lembrou o "grande sofrimento" nas guerras de Uganda e da Ucrânia, falando à praça de São Pedro, no Vaticano, como noticiou o site católico Crux.

Francisco recebe Lula na quarta (21) para tratar da guerra europeia e dos esforços de ambos para mediar a paz.

Eles já haviam tratado dela em telefonema, no qual, segundo Il Messaggero, o brasileiro "recebeu a bênção para se tornar um pacificador na área do Brics, ou seja, exercer persuasão moral com Índia, Rússia, África do Sul e China".

Reprodução/Crux

No Crux, o editor e vaticanista John L. Allen Jr. avaliou que Francisco "não será o capelão do Brics" (acima) apesar de "sua posição sobre a Ucrânia se alinhar completamente à de Brasília, Nova Déli e Pequim". E apesar de ele ser "o primeiro papa do Sul Global".

Francisco valoriza a "tradicional neutralidade do Vaticano", ou seja: "Se a pergunta é se o papa é favorável às iniciativas de Lula e dos Brics sobre a Ucrânia, a resposta é sim. Se será fonte de apoio para a aliança Brics daqui para a frente, Lula faria bem em não apostar tudo nisso."

Allen complementa, em artigo na americana The Atlantic, que o papa está mudando porque "a Igreja está mudando: no século 21, mais católicos do que nunca vivem fora do Ocidente e não veem a guerra na Ucrânia nos mesmos termos que a Europa e os EUA".

Francisco "antecipa o futuro da Igreja Católica como força geopolítica, muito menos aquiescente ao Ocidente".

SOROS & LULA

No perfil-entrevista com o herdeiro escolhido pelo bilionário George Soros, 92, o Wall Street Journal diz que o "fã de hip- hop" Alex Soros, 37, descreve-se como "centro-esquerda" e "mais político" que o pai. Por exemplo, anota o jornal, "recentemente encontrou chefes de estado, inclusive Lula". Ecoou da CNN ao Guancha.

O pai já vinha dando sinais nessa direção. Em artigo distribuído pelo Project Syndicate, George Soros escreveu:

"Há muitas potências regionais que podem influenciar o curso da história. O Brasil se destaca. A eleição de Lula foi crucial. Em 8 de janeiro houve uma tentativa de golpe muito parecida com o 6 de Janeiro. Lula lidou com a tentativa de golpe com maestria e estabeleceu sua autoridade como presidente. O Brasil está na linha de frente do conflito entre sociedades abertas e fechadas, e também na linha de frente da luta contra as mudanças climáticas. Lula precisa proteger a floresta tropical, promover a justiça social e reacender o crescimento, tudo ao mesmo tempo. Ele precisará de forte apoio internacional porque não existe caminho para emissão zero se ele falhar."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.