Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Na escalada da guerra dos chips, Huawei volta a ameaçar Apple

De Shenzhen, Reuters destaca que chinesa está prestes a superar sanções americanas e retomar smartphone 5G

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nove meses após a chamada surpresa de outubro, quando Joe Biden impôs controles de exportação para a compra de chips avançados pela China, Xi Jinping impôs controles de exportação sobre metais para produzir os chips, destacaram Caixin e outros na semana passada. Era a "escalada da guerra dos chips".

"EUA e seus aliados precisam ouvir o aviso da China", publicou o Global Times. Os EUA chegaram a ameaçar de volta, com o Wall Street Journal manchetando que Biden avaliava "limitar acesso da China à computação em nuvem". Mas o mesmo WSJ e o Financial Times relataram que Coreia e Japão ficaram "alarmados".

Posteriormente, New York Times e o Nikkei, de Tóquio, este ecoando pelo FT, destacaram que as big techs americanas "não conseguem deixar a China" exatamente por ser o maior mercado para chips ou semicondutores no mundo, além de comprar os seus smartphones, carros elétricos e outros eletrônicos.

O NYT foi além e adiantou reportagem, a sair no domingo, avisando que o "bloqueio da China" imposto pelos EUA desde outubro, "um ato de guerra", pode "sair pela culatra espetacularmente". Aponta o retorno da Huawei, sancionada há quatro anos ainda por Donald Trump, como a batalha que vai definir a guerra.

Reprodução/Reuters

Ato contínuo, escrevendo de Shenzhen, sede da gigante chinesa, a Reuters ouviu de três "empresas de pesquisa" anônimas que a "Huawei está preparada para superar proibição dos EUA com retorno de telefones 5G" (acima). O veto aos chips avançados atingiu a Huawei quando ela passou globalmente a Apple.

O despacho ecoou por jornais financeiros chineses como Yicai e sites americanos de tecnologia como Tom's Hardware, mas não por veículos de referência, como Bloomberg ou a Caixin, de Pequim. A Reuters projeta a volta à produção de smartphones 5G "até o fim do ano"

Segundo a agência, citando as três fontes, "a Huawei deve ser capaz de adquirir chips 5G no mercado interno usando seus próprios avanços em ferramentas de design de semicondutores, juntamente com a fabricação de chips da Semiconductor Manufacturing International (SMIC)", também no mercado interno chinês.

Na avaliação da agência, o retorno aos smartphones 5G "marcaria uma vitória" para a empresa, que neste ano já teria em 5G o modelo P60, "rival da Apple". Segundo o Tom's Hardware, a Huawei deve fazer uso de um processo de fabricação da SMIC da "classe 7nm", considerado até então fora de seu alcance.

SANÇÕES DISPARAM CORRIDA DO OURO

Reuters (abaixo) e FT destacam relatório anual da empresa americana de investimentos Invesco, mostrando que "um número crescente de países está repatriando reservas em ouro como proteção contra o tipo de sanções impostas pelo Ocidente à Rússia".

O levantamento ouviu 57 bancos centrais e 85 fundos soberanos e destaca, de um BC, anonimamente: "Nós tínhamos ouro em Londres, mas transferimos de volta para o nosso próprio país para mantê-lo para mantê-lo seguro". Repatriaram ouro, entre outros não identificados, Singapura, Índia e países árabes.

Reprodução/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.