Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Brics ampliado 'vai levar a uma ordem global muito diferente'

Bloomberg, Financial Times e outros veículos ocidentais projetam a 'ordem mundial alternativa' que começa agora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os despachos de Bloomberg e CCTV surgiram às pressas, com os seis primeiros países a se somarem ao Brics, a começar da Arábia Saudita. E "está planejada expansão maior", falou o presidente sul-africano, em aparente referência à Indonésia.

Ficaram para trás as três semanas de negação ocidental, desde o anúncio da Reuters, de que o primeiro-ministro indiano não iria, até a aposta do New York Times, de que a morte do mercenário russo iria roubar o foco na cúpula.

Reprodução/Bloomberg

Apesar da cobertura até então, o resultado era esperado a ponto de o terminal da Bloomberg, de acesso mais restrito a investidores, ter adiantado relatório de sua consultoria Bloomberg Economics, abordado parcialmente no site de custo mais baixo.

O bloco ampliado, apelidado de Brics Plus, alcançaria 44% da economia global em 2040, "superando em muito a participação prevista do PIB do G7, de 21%" (gráfico acima).

"Esse afastamento do sistema econômico liderado pelo Ocidente provavelmente vai levar a um tipo muito diferente de ordem global", escreveram os analistas Scott Johnson, Tom Orlik e Ziad Daou. "Os Brics são no geral menos orientados pelo mercado e –com grandes variações no grupo– menos democráticos."

Segundo a análise, "se o motor econômico da China pode estar falhando neste momento, a Índia está pronta para compensar".

Também o Financial Times vinha adiantando a nova ordem nesta semana, com a série "A ascensão das potências médias".

Entre as reportagens, "O plano da China para uma ordem mundial alternativa", "Pontes com todos: como Arábia Saudita e Emirados estão se posicionando por poder" e, a sair nesta quinta, "A luta para destronar o dólar como moeda mundial".

Reprodução/South China Morning Post

YANG SOBE

Na manchete do South China Morning Post, Xi Jinping, ao lado de Lula na entrevista coletiva do Brics, afirmou que a expansão "histórica" vai trazer "novo vigor" ao grupo.

Até pouco antes, o enunciado era "Especialista em América Latina assume chefia de associação chinesa de amizade" (acima). Yang Wanming foi embaixador no Brasil até o ano passado, lidando com a família Bolsonaro desde 2018, e antes na Argentina e no Chile.

A Associação do Povo Chinês para a Amizade com Países Estrangeiros, segundo o SCMP, "desempenhou papel importante nos esforços para melhorar os laços com os Estados Unidos". Agora, com Yang, "Pequim busca laços econômicos e de segurança mais estreitos com nações da América Latina, como o Brasil".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.