Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

'Se está no Brasil, você não tem o direito de vir para este país', diz Ron DeSantis

Newsmax e outros destacam frase de presidenciável para rádio, prometendo mais restrição a imigrantes nos Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ecoando pelo canal direitista Newsmax e sites de seu estado, o governador da Flórida, Ron DeSantis, respondeu à rádio WGIR (a partir de três minutos) como será sua política para imigrantes, se eleito presidente dos Estados Unidos:

"A forma como eu vejo a imigração é: se você está na Polônia ou no Brasil ou em qualquer outro lugar, você não tem o direito de vir para este país. As pessoas vêm porque o povo americano pensa que é do nosso interesse ter as pessoas vindo."

Seu eventual governo vai "focar capacidade, não imigração em cadeia". Um cidadão poderá, prosseguiu ele, "trazer sua mulher estrangeira ou filhos, mas trazer esses primos e essas coisas, não".

O site Florida Politics sublinhou que a Polônia hoje não é um país de imigração para os EUA, "mas a brasileira parece ser uma questão diferente: em 2019, os EUA tinham a maior população de imigrantes brasileiros do mundo, 502 mil, e a Flórida é o lar de 22% deles".

INVASÃO DE CRIANÇAS

Imigrantes não chamam a atenção só na Flórida ou de políticos republicanos. A revista New York traz na capa os latino-americanos que tomaram o metrô vendendo doces, muitos ainda crianças (acima).

A cidade tem "57 mil recém-chegados sem documentos, superando pela primeira vez a população de sem-teto". No início do mês, "centenas de imigrantes tiveram de dormir na rua porque a cidade não achou camas para eles". Do prefeito democrata Eric Adams:

"Já passamos do nosso ponto de ruptura. A compaixão dos nova-iorquinos pode ser ilimitada, mas os nossos recursos, não."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.