Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Normalização do Bolsonaro argentino já começou

Imprensa ocidental lista as qualidades do economista 'libertário' que promete 'adotar o dólar dos EUA como moeda'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times e The Wall Street Journal ainda resistiram, falando em "extrema direita" (far right) nos primeiros enunciados sobre as prévias na Argentina. Também lembrando que o agora suposto favorito promete "eliminar a educação pública, criar um mercado para a venda de órgãos humanos, expandir a posse de armas e proibir o aborto". E que "Bolsonaro apoiou".

Mas The Washington Post e Bloomberg evitam falar em "extrema", usando só "direita". Quando muito, veem um candidato "libertário" e "outsider". A Bloomberg ouviu, do estrategista-chefe do banco brasileiro BTG Pactual em Buenos Aires, que "os investidores gostam da mensagem econômica de Javier Milei", embora temam seu "estilo agressivo" e o "risco institucional".

Reprodução/The Wall Street Journal

Também evitando menção à extrema direita, a revista The Economist se entusiasmou com a cabeleira do candidato, em sua sequência de títulos: "O rugido do leão", "Argentina pode ter seu primeiro presidente libertário" e "Milei, um radical do livre mercado".

Em editorial, o WSJ de Rupert Murdoch abandonou a cautela de seu próprio noticiário e saiu em defesa do "outsider" que incorpora a "revolta da classe média argentina" (acima) e não seria o "louco que a imprensa internacional está retratando":

"Milei é um economista que defende limites para o governo e culpa, pelos problemas da Argentina, os impostos sufocantes, a hiperregulação, os subsídios e o protecionismo. Ele quer abrir mercados, cortar gastos públicos, acabar com os controles de capital e privatizar estatais."

Em todos os relatos, inclusive os ainda críticos, enfatiza-se que ele promete "adotar o dólar dos EUA como moeda oficial da Argentina".

Reprodução/Financial Times

NEONAZISMO SE ESPALHA

Com mapa das operações policiais antinazistas em julho, em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, o Financial Times destaca a reportagem "‘Um só povo, um só Reich’: grupos neonazistas se espalham pelo sul do Brasil" (acima).

Reproduz o vídeo célebre, dos "manifestantes que, nos dias tensos após a eleição, se reuniram em frente a um quartel do Exército em São Miguel do Oeste. Ao som do hino nacional, os apoiadores do derrotado presidente de extrema direita, Jair Bolsonaro, estenderam o braço direito, com as palmas das mãos abertas, em saudação".

Lembra que o brasileiro que tentou matar a vice-presidente argentina Cristina Kirchner, no ano passado, tinha tatuagem nazista. E destaca, da vereadora Ana Lúcia Martins, de Joinville: "O extremismo sempre existiu, mas há uma expressão muito mais forte dele nos últimos anos".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.