Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

'Legitimada', italiana abre alas para 'semifascismo' na Europa

Para artigo destacado no NYT, 'o que está acontecendo na Itália é assustador e está se espalhando' para Alemanha e outros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A reportagem do New York Times, sobre a recepção da Casa Branca à primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, saudou sua suposta "mudança para o centro". Ela era tratada por Joe Biden como "semifascismo", mas agora "apoia a Ucrânia e suspeita da China".

O mesmo NYT, que vem buscando equilíbrio, destacou até mais o artigo "O que está acontecendo na Itália é assustador e está se espalhando".

Lamenta como "sua admiração por Mussolini, a retórica extrema, tudo foi perdoado" após ela se mostrar "parceira confiável do Ocidente no G7 e Otan". Seu governo trouxe "consequências práticas terríveis aos imigrantes" e busca agora até "enfraquecer a legislação antitortura".

No Wall Street Journal, com fotos de Alemanha e outros, 'Os europeus ficam mais pobres à medida que os americanos ficam mais ricos'
No Wall Street Journal, com fotos de Alemanha e outros, 'Os europeus ficam mais pobres à medida que os americanos ficam mais ricos' - Reprodução

Mais: "Muito de seu significado é mostrar como a extrema direita pode derrubar barreiras históricas com a direita. Aliados de Meloni estão no poder na Polônia, também legitimados pelo apoio à Ucrânia, na Suécia, na Finlândia. Eles rejeitavam a União Europeia e hoje buscam transformá-la por dentro. Ameaçam se tornar o futuro da Europa. Os conservadores britânicos ecoam a obsessão de Meloni com 'nascimentos, não imigrantes'; franceses como Éric Zemmour dão como modelo em 'unir as forças da direita'; e até na Alemanha se tensiona a recusa dos democratas-cristãos [CDU] a acordos com a AfD".

Dias atrás, em entrevista à rede alemã ZDF, o líder da CDU falou em possível colaboração com o partido de extrema direita "no nível municipal". Foi logo depois de sair, pelo tabloide Bild, pesquisa mostrando que a AfD já está em segundo, a quatro pontos dos democratas-cristãos —e crescendo em cima deles.

A extrema direita avança pela Europa num momento em que, segundo especial de primeira página do Wall Street Journal, "Os europeus ficam mais pobres à medida que os americanos ficam mais ricos".

Reprodução/Bloomberg

AGRO ESTRANGEIRO

Acima, na Bloomberg, "ADM diz que lucros bateram [projeção] impulsionados por safra recorde de soja no Brasil". A americana Archer-Daniels-Midland, "uma das maiores comerciantes de safras do mundo, tirou proveito do aumento da capacidade portuária no Brasil". Semana que vem saem os balanços de Bunge e Cargill, outras duas gigantes também do Meio-Oeste americano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.