Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Nos EUA, plataformas 'desistem das notícias'

The New York Times publica que 'editores discutem como será o futuro do tráfego pós-Google' para a cobertura online

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O site The Information fechou a semana revelando cortes no Google News, departamento voltado a jornalismo no gigante de busca. O jornal The New York Times ampliou a informação, anunciando que o "Vale do Silício desiste das notícias".

Reprodução - The New York Times/ Ricardo Tomás

"Até o Google –o parceiro mais forte nos últimos dez anos– tornou-se menos garantido", reportou, com a ilustração acima, citando os cortes e que "editoras dizem que o tráfego vindo do Google diminuiu nas últimas semanas".

Acrescentou que outras duas plataformas, Facebook e X, adotaram medidas na mesma direção, a primeira com a saída de sua executiva de News, a segunda removendo os títulos dos seus links. "As grandes plataformas estão rompendo com as notícias", conclui.

O tráfego vindo de mídia social caiu para quase metade, em dois anos, afetando o próprio NYT, mas o temor é pelo Google. "Em privado, vários editores discutem como será o futuro do tráfego pós-Google", diz o principal jornal americano.

RECORDE

Saiu nos Estados Unidos, também fechando a semana, uma nova pesquisa mostrando que "a avaliação da mídia é a mais sombria da história do Gallup", no dizer do próprio instituto.

Questionados sobre o grau de confiança na mídia de massa, "um recorde de 39% responderam 'nenhuma'" (none at all). Outros 29% dos americanos disseram "não muito" (not very much), 25%, "uma quantidade razoável" (fair amount), e 7%, "muito" (great deal).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.