Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Em um mês, 'pelo menos' 39 jornalistas mortos

Comitê de proteção diz que 'são civis e não devem ser alvo', citando 'devastadores ataques aéreos israelenses'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após um mês de guerra, o Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ) confirmou a morte de "34 palestinos, 4 israelenses e 1 libanês", de veículos como Palestine TV e Al-Aqsa. Registra como "pelo menos" 39.

No site do CPJ, a lista de 'Jornalistas vítimas na guerra Israel-Gaza', atualizada constantemente
No site do CPJ, a lista de 'Jornalistas vítimas na guerra Israel-Gaza', atualizada constantemente - Reprodução

A organização sediada em Nova York sublinha que "os jornalistas em Gaza enfrentam riscos particularmente elevados conforme tentam cobrir o conflito face a um ataque terrestre israelense à Cidade de Gaza, a devastadores ataques aéreos israelenses, a interrupções nas comunicações e a extensos cortes de energia".

Reproduz o apelo de seu coordenador para o Oriente Médio, Sherif Mansour, de que "jornalistas são civis e não devem ser alvo".

Por outro lado, na manchete do The New York Times na manhã de domingo, "Israel leva jornalistas para zona de combate em Gaza", na costa. Diz que os "moradores palestinos fugiram para o sul, abandonando a orla para os soldados israelenses e alguns cães e gatos".

Destaca, entre as frases do coronel que acompanhou os jornalistas, que "o Hamas foi derrotado aqui" e que "é como pegar um rato".

O jornal diz que, "para poder entrar em Gaza", aceitou "a obrigação de permanecer com soldados israelenses", entre outras, mas "não permitiu que examinassem sua cobertura antes da publicação".

Primeira página da primeira edição, 'uma parede de anúncios de passagem em navios a vapor'
Primeira página da primeira edição, 'uma parede de anúncios de passagem em navios a vapor' - Reprodução

SCMP, 120

O South China Morning Post lembrou seus 120 anos com cobertura especial, inclusive 40 páginas impressas, mostrando como "evoluiu com Hong Kong e com a China", desde o surgimento no território então sob controle britânico.

Destacou personagens como o cofundador Tse Tsan-tai, "revolucionário" que tentou um levante contra a dinastia Qing, e Henry Ching, editor por 33 anos. Também lembrou dos períodos sob Rupert Murdoch e HSBC. Hoje é do Alibaba, de Jack Ma, e um "caldeirão" como Hong Kong, com jornalistas de "quase 30 países".

EUA VS. CHINA

Após sete anos em que se firmou como referência de cobertura e análise sobre a China, inclusive financeira, em contraste com o crescente engajamento na mídia americana, o site nova-iorquino The China Project, do podcast Sinica, anunciou que vai fechar.

Citou os "custos legais enormes" que enfrentou e o questionamento político-partidário que "tornou cada vez mais difícil atrair investidores, anunciantes e patrocinadores".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.