Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Guerra narrativa chega às plataformas chinesas

TikTok, com mais visualizações pró-Palestina, Baidu e Alibaba são questionados nos EUA por suposta interferência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Axios noticia que, "no TikTok, as visualizações de postagens pró-Palestina superam em muito as visualizações de postagens pró-Israel". Quatro vezes mais, nas últimas duas semanas. Abaixo, vídeo com apoio do campeão de UFC Islam Makhachev.

"Mostra como está se dando a conversa em torno da guerra numa das plataformas mais populares para jovens no mundo", avalia o veículo, voltado a newsletters. "Detalhe: a contagem de visualizações não é surpresa, visto que as postagens com a hashtag #StandwithPalestine superam em muito #StandwithIsrael."

Com a notícia, voltaram as cobranças para banir o TikTok "e todos os aplicativos chineses", puxadas no X por um ex-diretor do Google e um ex-Facebook —este dizendo que "Trump estava certo". Foram apoiados, entre outros, pelo historiador e hoje consultor Niall Ferguson.

O TikTok respondeu. "Nos últimos dias, tem havido análises incorretas dos dados de hashtags do TikTok, fazendo com que comentaristas insinuem falsamente que o TikTok está impulsionando conteúdo pró-Palestina em vez de conteúdo pró-Israel para usuários dos EUA".

Perfilando o influenciador palestino Ameer Al-Khatahtbeh, o Washington Post destaca que "as notícias alcançaram um ponto de inflexão", com o avanço de redes como TikTok e Instagram. É parte de uma série sobre a mudança para uma mídia de criadores de conteúdo.

MAPAS

O Wall Street Journal veiculou em sua cobertura da guerra que "Israel fica sem nome" no Baidu Maps e no Alibaba, também com repercussão em mídia social americana —encabeçada por um sócio do fundo de tecnologia Sequoia, denunciando "grande provocação da China".

A newsletter Pekingnology, ligada ao think tank Centro para China e Globalização, respondeu que é assim há anos e: "Embora os mapas chineses não façam distinção entre Israel e Palestina, mostrando ambos ou nenhum, o Google Maps faz. Israel é exibido na fonte [de letras] de país. A Palestina não é mencionada".

Reprodução/X

'GRANDE MOMENTO'

Organizador da cúpula sobre inteligência artificial no Reino Unido, Matt Clifford acompanhou as discussões e festejou via X ter conseguido unir China e Estados Unidos, representados pelo vice-ministro de Ciência e Tecnologia, Wu Zhaohui, e pela secretária de Comércio, Gina Raimondo (imagens acima).

O evento soltou a Declaração Bletchley, juntando ambos e outros países, organizações multilaterais, empresários e cientistas, a primeira de caráter global "sobre os riscos e oportunidades de IA".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.