Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

'Autoridades não chamaram de invasão', explica o NYT

Jerusalem Post mostra bandeira sendo erguida em Gaza; Arábia Saudita dá sinais de aceitar acordo com Washington

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enquanto o New York Times se debatia sobre como chamar o que havia acontecido, o Jerusalem Post já destacava que "Soldados erguem bandeira israelense no Norte de Gaza", compartilhando vídeo do jornal Israel Hayom na plataforma X (reprodução abaixo).

O NYT arriscou a manchete "Israel avança para dentro de Gaza", pushes into Gaza, e justificou logo abaixo que "Autoridades israelenses não chamaram publicamente de invasão". No Financial Times, "Forças israelenses controlam [hold] parte do Norte de Gaza".

Outros americanos e europeus se limitaram a falar em "segunda fase das operações" ou "da guerra".

Reprodução - X/Israel Hayom/Jerusalem Post

Ao fundo, após semanas, o governo americano parece ter contido a Arábia Saudita.

Na sexta, o NYT havia publicado que autoridades sauditas "alertaram firmemente", com "mensagem brusca" e "exortações ainda mais contundentes", que a "invasão israelense de Gaza seria catastrófica". Mas de sábado para domingo o site Axios revelou que o ministro saudita da defesa estava a caminho de Washington, em meio à negociação de uma aliança militar.

E o jornal governista Al Riyadh abandonou as manchetes da guerra pela vitória do peso pesado inglês Tyson Fury, numa luta na capital saudita, para uma plateia de celebridades como o ex-jogador brasileiro Ronaldo e o músico americano Kanye West.

O esforço de Washington é para salvar um acordo entre Arábia Saudita, Israel e Índia, negociado pelo assessor da Casa Branca Jake Sullivan em resposta à retomada nas relações diplomáticas iraniano-sauditas, negociada por Pequim.

Na edição impressa da revista Foreign Affairs, que acaba de sair, mas foi preparada antes da guerra, Sullivan afirma ter conseguido conter a "escalada das crises em Gaza", entre outras vitórias suas que permitiram o Oriente Médio "mais calmo em décadas". Ele alterou o texto para a versão online.

'FÚRIA'

Em título da americana Bloomberg, "Israel está perdendo apoio à medida que cresce a fúria por seus ataques a Gaza". Destaca desabafos públicos contra o Ocidente feitos pela rainha da Jordânia, Rania Al Abdullah, pelo primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, e pelo presidente da Turquia, Recep Erdogan, entre outros.

E o russo Rybar, que cobre os conflitos no Telegram, destacou a análise "Árabes e a Palestina vencem guerra com Israel --de informação" (reprodução abaixo). Cita levantamento usando as plataformas AlphaSense e DeTerm, sobre postagens em inglês, chinês, hindi, árabe, russo, turco, alemão e francês, entre outras.

"A simpatia pela Palestina é maior", escreve. Detalha que usuários americanos e europeus ocidentais são mais pró-Israel; árabes, turcos e russos, pró-Palestina; a Índia, "50/50". Na China, "imediatamente após o ataque do Hamas, o apoio a Israel prevaleceu, mas agora palestinos são apoiados o mais possível".

Reprodução - Telegram/Rybar

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.