O Curioso

Marcelo Duarte é escritor, jornalista e, acima de tudo, curioso

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

O Curioso

Quem inventou as batatas chips? Conheça a lenda de Saratoga Springs

Um dia, o dono de uma das maiores fortunas dos Estados Unidos reclamou da grossura de suas batatas fritas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tem coisa que a gente sabe o nome da invenção e do inventor de cabeça. Mas tem também coisa do nosso dia a dia que a gente nunca parou para se perguntar quem, quando, como e onde fez. Quer um exemplo? A invenção da batata chips. Ela é atribuída ao chef americano George Speck (1824-1914), também conhecido como George Crum.

Ele trabalhava no restaurante Moon’s Lake House, em Saratoga Springs, no Estado de Nova York, e sua especialidade era o preparo de carnes de caça. A casa recebia muitos clientes ricos —e cheios de exigências.

Batatas chips em linha de produção da Pringles - AFP

Como é que se deu essa invenção?

O que se conta é que, em 1853, Cornelius Vanderbilt, dono de uma das maiores fortunas dos Estados Unidos, reclamou da grossura das batatas fritas e mandou o prato de volta à cozinha.

Irritado, o chef Speck fez uma pirraça. Cortou a batata o mais fino que conseguiu, pôs para fritar, jogou bastante sal e mandou o prato de volta para o cliente. O que aconteceu? O magnata adorou! A novidade ficou conhecida como "Saratoga chips".

Que história mais sensacional!

É verdade, a não ser por um detalhe. Pesquisadores encontraram evidências de que nada disso aconteceu. Não desse jeito.

Para começar, Vanderbilt teria passado as férias daquele ano na Europa, e não teria passado em Saratoga. Existe também o registro de uma receita de batatas chips num livro de 1817, de William Kitchiner. Antes de Speck, uma cozinheira chamada Eliza já era conhecida em Saratoga por causa de suas batatas fininhas.

Outra história diz que Kate Wicks, irmã de Speck, teria inventado a chips depois que uma lasca de batata caiu acidentalmente em óleo. Muitas versões para a mesma criação.

Então como Speck ganhou a fama?

O que aconteceu é que, depois da morte dele, a imprensa local iniciou uma bem-sucedida campanha para colocá-lo como inventor do salgadinho. E, ao mesmo tempo, valorizar Saratoga Springs como berço das batatas chips.

No final das contas, o melhor a dizer é que não se sabe de quem é a criação. Pode nem ter sido em Saratoga Springs. Mas que a lenda em volta de George Speck ajudou a torná-las tão populares, isso ajudou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.