Pablo Ortellado

Professor do curso de gestão de políticas públicas da USP, é doutor em filosofia.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pablo Ortellado

Canais de imageboard se tornaram incubadoras de ódio

Cultura de ódio dos 'chans' parece ter influenciado autores do massacre de Suzano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O atentado a tiros na escola Raul Brasil em Suzano, nos deixou com muitas perguntas sem resposta. Uma das mais perturbadoras é em que medida a cultura dos “chans” contribuiu para o massacre.

Chan é o nome popular para os canais de imageboard, fóruns de discussão por meio de imagens. Nascidos nos meios de devoção à cultura japonesa dos mangás, dos animes e dos games, nos últimos anos se tornaram incubadoras de ódio. 

É o que aconteceu com o 4chan, que incubou a alt-right americana, e o Dogolachan e seus precursores no Brasil que estão ligados a ataques de “incels” (os chamados celibatários involuntários).

A universidade brasileira estudou muito pouco a cultura dos canais, por isso quase tudo que sabemos vêm de reportagens na imprensa e da extrapolação do que foi estudado nos canais americanos.

Embora os fóruns não exijam identificação, um estudo do 4chan apresentou o perfil dos seus usuários: quase todos homens, com idade entre 18 e 34 anos, alguma passagem pelo ensino superior e gosto pela cultura japonesa. 

Quase nada sabemos sobre os usuários dos canais brasileiros. O teor das postagens sugere que são homens e jovens.

O administrador do Dogolachan, Marcelo Mello, tinha 33 anos quando foi preso no final do ano passado por associação criminosa, racismo e terrorismo. Ele tinha sido preso antes por perseguir ativistas feministas. Depois que saiu da prisão, seguiu importunando e ameaçando a blogueira Lola Aronovich e o ex-deputado federal Jean Wyllys.

Reportagens da Vice e da Época sobre o Dogolachan mostram uma cultura misógina, homofóbica e racista, na qual mulheres são chamadas de “depósitos” e proliferam relatos de rejeição amorosa respondidos com violência de gênero. 

O canal também promove uma cultura do martírio no qual ataques contra mulheres e contra o “gado” seguidos de suicídio são incentivados e celebrados —seus autores são chamados de “homens santos”.

Embora essas e outras matérias sobre a cultura dos canais brasileiros tenham sugerido um vínculo entre o sentimento de inadequação social e a violência preconceituosa, parece apressado reduzir a causa dos atentados à experiência da rejeição e do bullying.

Ativistas feministas têm chamado a atenção para o fato de que se o bullying fosse a principal causa dos massacres, seus autores seriam todos negros, gays, mulheres e pessoas obesas, que são o alvo preferencial dos valentões. 

Por isso, alegam, seria mais adequado pensar que é a frustração da expectativa de adequação social por jovens homens brancos e héteros que leva à politização da sua rejeição por ideologias de ódio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.