Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro deu mais um passo para isolamento, avaliam políticos e empresários

Presidente contrariou orientação de saúde pública e apoiou ato em que alguns chamavam coronavírus de mentira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bloco do eu sozinho A decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de apoiar as manifestações, contrariando órgãos de saúde pública, foi vista como passo importante em um caminho para o isolamento. Os protestos atacaram o Congresso e o STF. Alguns falaram em intervenção militar e chamaram o coronavírus de mentira, causas apoiadas por radicais. Um dos seus principais aliados entre governadores, o médico Ronaldo Caiado (DEM-GO), foi hostilizado em ato ao falar dos riscos da pandemia.

O presidente Jair Bolsonaro com apoiadores na frente do Palácio do Planalto, ao final da manifestação neste domingo (15)
O presidente Jair Bolsonaro com apoiadores na frente do Palácio do Planalto, ao final da manifestação neste domingo (15) - Pedro Ladeira/Folhapress

Monotemático Bolsonaro tuitou ao menos 40 vezes. Quase todos com imagens dos atos, nada sobre o aumento de 79 casos confirmados de coronavírus no Brasil —já são 200.

Nada de mais O presidente só falou sobre a doença em entrevista à CNN, no fim da noite, e chamou as reações de histeria. Disse que medidas restritivas, orientadas também pelo Ministério da Saúde, podem aumentar a crise.

Desconversa Ao ir para as ruas, Bolsonaro não teve apoio público de seus ministros. Nas redes, nem os mais radicais endossaram as publicações.

Estratégia Empresários de todos os lados, até bolsonaristas, criticaram a atitude."É hora de buscar convergência, e não de atear mais gasolina na fogueira", diz José Roriz, vice-presidente da Fiesp.

Bunker A casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-SP), virou refúgio de parlamentares e ministros que não podem sair de Brasília por causa do vírus. Lá, as reuniões ganharam o apelido de "coronatédio".


Fiquei espantado, perplexo. É um péssimo exemplo, ele contrariou uma norma médica no meio de uma pandemia
De José Luiz Datena (MDB), apresentador de TV, sobre a participação do presidente Jair Bolsonaro nos atos de Brasília neste domingo (15)


A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta segunda-feira (16) clique abaixo:

Bolsonaro deu mais um passo para isolamento, avaliam políticos e empresários

Diário virtual do coronavírus de Fabio Wajngarten é criticado por mostrar rotina privilegiada

Péssimo exemplo contrariar norma médica em um surto, diz Datena sobre Bolsonaro nos atos

Silêncio de Paulo Guedes sobre morte de Bebianno é lamentado por amigos do ex-ministro

Governo se reúne com agências de turismo e companhias aéreas para tentar zerar taxas de remarcação

Eleição suplementar para senador do Mato Grosso pode ser adiada devido ao coronavírus

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.