Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Mourão teve reunião com Huawei por 5G antes de Eduardo Bolsonaro abrir crise diplomática

Vice-presidente decidiu se pronunciar para manter a boa relação que vem costurando com chineses

Elo Não foi à toa que o vice-presidente Hamilton Mourão se posicionou sobre a crise diplomática com a China criada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Ele costura a relação com empresários e políticos chineses há mais de um ano, especialmente com a Huawei, tendo em vista o leilão de frequência para o 5G no Brasil, esperado como um dos maiores do planeta.

Elo 2 Na sexta (13), Mourão recebeu os principais executivos da Huawei no Planalto. Para não ver seu trabalho ir por água abaixo, reagiu. O leilão estava previsto para ocorrer no fim deste ano.

Nada a ver À Folha, Mourão disse que as opiniões de Eduardo não representam as do governo federal. Como mostrou o Painel, o vice-presidente vinha sendo preterido no Planalto e não foi ao menos incluído no comitê de combate ao coronavírus que conta com 15 ministros. Ele decidiu quebrar esse silêncio para conter a tensão diplomática.

Alas Os executivos da Huawei têm tentado se assegurar de que poderão participar do leilão e temem uma interferência do governo federal que os impeça de concorrer. O próprio Eduardo Bolsonaro já disse, em mais de uma ocasião, que a cooperação militar do Brasil com os Estados Unidos poderia ser comprometida caso a Huawei viesse a operar a tecnologia 5G no Brasil. Os executivos da gigante chinesa veem em Mourão um interlocutor mais técnico, sem influência política na negociação.

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição deste sábado (21) clique abaixo:

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.