Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Procuradoria diz que comitê criado por Bolsonaro e STF é 'ameaça de devastação constitucional'

Manifestação sobre projeto de lei foi enviada ao Congresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Liberdade A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão enviou ao Congresso neste domingo (22) um posicionamento no qual classifica como "ameaça de devastação constitucional" o projeto de lei que cria um comitê nacional de órgãos de Justiça para evitar litígios durante a crise do coronavírus.

Censura O órgão aponta que, se essa legislação já estivesse em vigor, nenhuma das recomendações feitas pelo Ministério Público Federal, relativas ao bolsa família, a situações de despejos e atenção à população em situação de rua no contexto da doença poderiam ter sido feitas.

Não acha O Ministério da Justiça tem tido dificuldade para encontrar fornecedores de equipamentos de segurança para dar a policiais que permanecerão trabalhando. Houve atraso de alguns desses itens prometidos pelo Ministério da Saúde.

Pressa A pasta chefiada por Luiz Henrique Mandetta aprovou, na quinta (19), a compra de máscaras e luvas, dentro das medidas emergenciais. Apesar da urgência, o ministério tem pedido às empresas para que os produtos sejam enviados ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade, no Rio, para análise. O aviso dado é que o resultado sai em 10 dias.

Outro lado A Saúde não respondeu o motivo de enviar as amostras dos produtos. Em nota, disse que a pasta realizou a compra de 60 milhões de unidades de 21 itens de equipamentos de segurança.

Bisturi O hospital de elite Copa D'Or, no Rio, enviou mensagem a cirurgiões na semana passada em que dizia que a crise do coronavírus não deveria impedi-los de operar lá. Na sexta (20), mudou de ideia. "O número de cirurgias já caiu bastante, e os médicos enxergaram que o momento é só para procedimentos necessários", diz Kleber Cruz, diretor-geral do Copa D'Or.

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta seguna-feira (23) clique abaixo:

Empresários defendem confinamento para enfrentar coronavírus e salvar economia

Governo de SP entra com mais de 50 ações judiciais por crise do coronavírus

Procuradoria diz que comitê criado por Bolsonaro e STF é 'ameaça de devastação constitucional'

Ministro do STF envia minuta de PEC de semipresidencialismo a políticos que o procuram sobre crise

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.