Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Osmar Terra confunde números, erra previsões e fica desmoralizado segundo ele mesmo

Ex-ministro disse que coronavírus mataria menos de 1.000 pessoas e seria mais fraco que gripe no RS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi por terra Osmar Terra (MDB-RS) está em uma situação de desmoralização, segundo suas próprias palavras. Há alguns dias ele disse em entrevista que o coronavírus ia matar menos gente do que a gripe em seu estado: abaixo de 1.000 pessoas. "Estou te fazendo uma previsão que pode me desmoralizar. Quero ver quem está tomando essas medidas pirotécnicas, assustando a população, quero ver me dar números. Eu dou números do que estou falando", disse Terra. O Brasil superou o número nesta sexta (10).

Ciência Um dos líderes do movimento que tenta derrubar Luiz Henrique Mandetta da Saúde, Terra errou até mesmo o número de mortes por gripe no Rio Grande do Sul: no ano passado foram 75 pessoas, segundo dados do InfoGripe. O ex-ministro, que é médico e já foi secretário de Saúde do seu estado, está alinhado a Jair Bolsonaro contra as medidas de isolamento social.

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS)
O presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) - Pedro Ladeira - 15.out.2019/Folhapress

Veja bem O deputado federal afirmou ao Painel que na rádio quis se referir aos mortos de gripe no seu estado e no país, mas seguiu dizendo que a cada inverno morrem cerca de mil no RS. Perguntado sobre os números estarem equivocados, não respondeu.

Outra vez Ainda que estivesse fazendo referência aos números oficiais de mortos por gripe do país, Terra também deve ficar para trás em suas previsões, muito em breve. De acordo com o InfoGripe, 1.149 pessoas morreram de gripe no Brasil em 2019. Em 2018, 1.348. Em 2017, 514.

Nada a declarar Questionado se se considera desmoralizado, o ex-ministro não quis se manifestar.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto


TIROTEIO

A isenção de IPTU que o Andrea quer para a mansão dele prejudica nosso atendimento aos mais pobres
De Fabio Lepique, secretário executivo de Bruno Covas (PSDB), sobre a crítica de Andrea Matarazzo à postura do prefeito contra isenção em SP


LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.