Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Propagandeado por Bolsonaro, hospital de campanha de Goiás está fechado por burocracia do governo federal

Ministério da Saúde ainda não enviou documentação para estado iniciar serviços médicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Embora objeto de propaganda de Jair Bolsonaro em live nesta quinta (30), o hospital de campanha de Águas Lindas (GO) está fechado à espera da burocracia do governo federal. As obras foram concluídas mas o Ministério da Saúde ainda não repassou a administração da unidade ao governo do estado.

A secretaria de Saúde de Goiás afirma que a cessão da gestão do hospital é considerada indispensável para o início da contratação de pessoal e, por isso, já enviou seis ofícios ao ministério. Não obteve resposta.

O ministro Nelson Teich (Saúde) informou ao governo de Goiás, nesta quinta, que agilizaria o trâmite burocrático, mas a área técnica acredita que só deve concluir o trabalho na semana que vem.

Segundo a secretaria estadual, o hospital ficará fechado e só poderá começar a funcionar cerca de 15 dias após o envio da documentação pelo Ministério da Saúde.

​Goiás também pede que a União envie respiradores para equipar 40 leitos de UTIs da unidade que, segundo o estado, foram prometidos pelo governo.

Bolsonaro participou do lançamento do hospital ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta no dia 11 de abril. É a primeira unidade federal de apoio a doentes do coronavírus do país.

O presidente Jair Bolsonaro acena para apoiadores durante visita a hospital de campanha em obras em Águas Lindas (GO)
O presidente Jair Bolsonaro acena para apoiadores durante visita a hospital de campanha em obras em Águas Lindas (GO) - Daniel Carvalho/Folhapress

O Painel questionou o ministério sobre a documentação no último dia 22 e a informação dada era a de que a pasta estava "concluindo os trâmites administrativos para liberação de equipamentos que serão instalados no hospital de Águas Lindas (GO)".

Nesta semana, o ministério voltou a ser questionado, mas não respondeu até a publicação deste texto.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.