Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Eduardo Bolsonaro processa youtuber que, ironicamente, disse que nunca tuitaria pedindo sua morte

'É crime, não tuítem que alguém deveria matar o presidente', escreveu o influenciador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) está processando o youtuber Henrique Marques, conhecido como MarquesZero, por ter, ironicamente, escrito em suas redes sociais que nunca pediria a sua morte nem de sua família.

A advogada de Eduardo, Karina Kufa, ingressou com uma ação por danos morais, solicitando R$ 5.000 de indenização e o pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

No tuíte destacado em questão, Marques escreveu, em maio, que "queria tuitar pedindo a morte de Eduardo Bolsonaro. Mas isso é contra as regras do Twitter. Então eu nunca tuitarei pedindo para alguém matar a família Bolsonaro. É crime, não tuítem que alguém deveria matar o presidente".

A publicação, ressalta a advogada, já foi excluída por Marques. O próprio canal no YouTube encerrou as atividades, segundo a peça. Ele ainda pode ser acessado, mas não há conteúdo recente publicado. Ele tinha mais de 400 mil seguidores à época na rede de vídeos. No Twitter, mais de 200 mil.

"No presente caso, cabe salientar, a liberdade de expressão, bem como seu patente abuso, foi de encontro com direito do cidadão à integridade de sua imagem e honra", afirma a ação.

"Expôs o Requerente, inclusive, ao perigo real, já que não é possível prever a forma como determinada
mensagem será interpretada pelas pessoas em geral e, assim, medir suas consequências, ainda mais em afirmações tão contundentes como as que foram realizadas", continua.

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.