Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após vídeo de Lula, PT vai lançar plano pós-pandemia contra Bolsonaro e tenta mostrar que está no jogo para 2022

Documento elaborado ao longo de três meses tem mais de 100 páginas e confronta o governo Bolsonaro em temas relacionados à democracia e à economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PT quer aproveitar o embalo do discurso do ex-presidente Lula no Sete de Setembro para lançar seu programa de reconstrução do país no pós-pandemia. O documento, elaborado ao longo de três meses, tem mais de 100 páginas e confronta o governo Bolsonaro em temas relacionados à democracia e à economia. Com uma postura mais ativa de Lula e o plano em mãos, o partido espera reagrupar militantes, retomar a linha de frente da oposição e tentar voltar para o jogo em 2022.

O plano também tem o objetivo de sinalizar que há disposição no PT de aglutinar a esquerda para a eleição presidencial. A ideia era lançar o documento na sexta (11), mas a legenda decidiu adiar e deve ficar para semana que vem.

O partido pretende mobilizar movimentos sociais em torno da proposta, que teve colaboração de 600 pessoas. “Lula está dizendo que o Brasil precisa ser reconstruído. O plano é a contribuição que o PT vai dar para o debate da esquerda e oposição ao Bolsonaro para essa reconstrução”, afirma a presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Segundo ela, a espinha dorsal do programa é o papel do Estado no desenvolvimento e na prestação de serviços públicos, o que coloca o PT em oposição direta ao projeto de Paulo Guedes para a Economia.

A ideia é lançar ideias para uma transição, de saída da crise sanitária e econômica neste momento, e também apontar um programa de reconstrução mais longo, que sinaliza o que o partido vê para o país em um eventual governo em 2022.

Tiroteio

Não dá nem duas notas de R$ 200 o auxílio que o Bolsonaro quer. Essa nova nota deve ser homenagem a 1ª proposta dele

Da deputada Perpétua Almeida (PC do B - AC), sobre a nova nota e a proposta de Bolsonaro de baixar o auxílio emergencial para R$ 300

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.