Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu STF

Decisão do STF fragmenta bloco de Rodrigo Maia na Câmara

Integrantes colocam a implosão do grupo na conta do próprio Maia, que estimulou competição interna

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O bloco de partidos que hoje gravitam em torno de Rodrigo Maia (DEM) dá sinais de fadiga. Seus integrantes já preveem atuar separados na disputa pela presidência da Câmara, com união apenas "lá na frente".

Com a negativa do STF à reeleição de Maia, cada um foi tratar de se viabilizar. Marcos Pereira (Republicanos) conversa com Podemos e PT. Luciano Bivar (PSL) diz estar fechado com Pros e PTB. Elmar Nascimento (DEM) e Baleia Rossi (MDB) disputam o núcleo DEM-MDB-PSDB.

Integrantes do grupo afirmam que a implosão do bloco poderá cair na conta do próprio Maia, que estimulou várias candidaturas na esperança de se reeleger e acabou acirrando a competição interna.

A conversa entre os postulantes, prevista para esta segunda (7), acabou sendo adiada. Baleia, Elmar e Carlos Sampaio (PSDB-SP) estão com Covid-19 e em isolamento pelo menos até quarta (9). Com isso, as costuras estão sendo feitas pelo telefone.

Bivar procurou líderes da esquerda para conseguir apoio. Prometeu lugar na Mesa Diretora e disse que sua candidatura terá como marca a independência.


TIROTEIO

O ministro, como todo magistrado, desfruta da vitaliciedade para resistir à pressão na hora de fundamentar o seu voto

Do ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto, sobre a pressão sofrida por membros da corte no julgamento da reeleição no comando do Congresso


LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.