Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Documentário aborda 20 anos de assassinato de Celso Daniel

Cineasta Marcelo Felipe Sampaio entrevistou pessoas próximas ao ex-prefeito de Santo André

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os 20 anos do assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), são tema de documentário que está sendo finalizado pelo cineasta Marcelo Felipe Sampaio. O petista foi sequestrado em 18 de janeiro de 2002 e encontrado morto dois dias depois.

A pesquisa foi feita pelo cineasta, que também entrevistou pessoas próximas ao ex-prefeito como o seu vice, João Avamileno, o secretário de Desenvolvimento Irineu Bagnariolli e o vereador Eduardo Suplicy (PT).

O cineasta diz que ainda tenta falar e gravar com familiares do político, com o ex-ministro José Dirceu e outras pessoas.

Sampaio disse ao Painel que trabalha na pesquisa e produção do documentário há dois anos e que o lançamento, agora previsto para o primeiro semestre deste ano, foi prejudicado pela pandemia.

Segundo ele, as várias teses e o uso político da morte do então prefeito inspiraram o nome do documentário: "Celso Daniel - Fragmentos de Verdades Sem Fim".

Antes do trabalho sobre o petista, Sampaio dirigiu dois documentários sobre nazistas no Brasil: Eldorado – Mengele Vivo Ou Morto? e Trilha dos Ratos – A Fuga de Nazistas para América.

Em outra iniciativa para marcar a efeméride, a Globoplay também anunciou uma série sobre os 20 anos da morte do prefeito.

Entrevista com o prefeito de Santo André, Celso Daniel, que vai coordenar o programa de governo do PT na campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República
Entrevista com o prefeito de Santo André, Celso Daniel, que vai coordenar o programa de governo do PT na campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República - Patrícia Santos/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.