Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

No centenário do PCB, partidos descendentes vivem turbulência

PC do B enfrenta crise e perde quadros, enquanto Cidadania busca federação para não perder relevância

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No ano do centenário do PCB (Partido Comunista do Brasil), alguns de seus descendentes têm passado por momentos atribulados.

Um deles, o PC do B, vive a pior crise. No ano passado, perdeu seu maior representante, o governador do Maranhão, Flávio Dino, que migrou para o PSB.

O deputado federal Orlando Silva, do PC do B, durante evento da campanha municipal em 2020 - Marlene Bergamo/Folhapress

Agora, a legenda tem recebido críticas internas pela dificuldade em se atualizar e pode perder mais lideranças. O deputado federal Orlando Silva (SP), por exemplo, está deixando a direção nacional da sigla, da qual fazia parte desde 1997.

Ele e a ex-deputada estadual Manuela D'Ávila (RS), que foi vice na chapa de Fernando Haddad (PT) em 2018, podem deixar o partido.

Já o atual Cidadania, que no passado foi PCB e depois PPS, corre o risco de não cumprir a cláusula de desempenho e por isso tenta se juntar a outra legenda.

O partido tem uma das menores bancadas da Câmara dos Deputados, com sete parlamentares, e poderá ficar sem acesso ao fundo partidário nas próximas eleições.

A Executiva Nacional já aprovou a ideia de compor uma federação. MDB, PSDB, Podemos e PDT são os parceiros em análise. Nesse caso, o Cidadania na prática deixará de existir como partido autônomo.

Há ainda um terceiro descendente do antigo Partidão, que mantém o nome PCB, mas é inexpressivo do ponto de vista eleitoral. Não possui representação no Congresso, embora tenha alguma força em movimentos sociais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.