Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ex-presidentes do PSDB articulam reunião para minar candidatura de Doria

Ideia é chamar encontro ampliado do diretório nacional para cobrar governador por baixos índices nas pesquisas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ex-presidentes nacionais do PSDB articulam para o início de março uma reunião ampliada do diretório nacional do partido, com o objetivo de pressionar pelo fim da pré-candidatura a presidente do governador de São Paulo, João Doria.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), no aniversário de 40 anos do presidente do PSDB na cidade de São Paulo, Fernando Alfredo, na última sexta-feira (18) - Jeff Kundera/Divulgação

O objetivo é convidar também a bancada federal do partido no Congresso, além de deputados estaduais, governadores e prefeitos, para cobrar de Doria que apresente um plano viável para que sua campanha finalmente decole. A aposta é que o tucano não terá como convencer o partido disso.

A maioria dos ex-presidentes do PSDB, como José Aníbal, Aécio Neves, Pimenta da Veiga, Tasso Jeiressati e Teotônio Vilela Filho, se opõem, ou ao menos têm fortes restrições, a uma candidatura de Doria.

A ideia é deixar claro ao governador que o partido corre o risco de se tornar irrelevante se ele seguir pontuando abaixo de 5% nas pesquisas, como ocorre atualmente. Há projeções de que a bancada eleita na Câmara pode encolher para cerca de 20 deputados apenas.

Os dissidentes querem trocar Doria pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, antes que ele migre para o PSD para disputar a Presidência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.