Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Flávio Bolsonaro vai ao Conselho de Ética contra Randolfe por menção a impeachment de Aras

Cúpula da CPI da Covid crê que PGR pode estar prevaricando por não dar prosseguimento às denúncias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) vai entrar com uma representação contra o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) por ter mencionado o impeachment do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Em um vídeo ao qual o Painel teve acesso, Flávio argumenta que, ao mencionar o impeachment de Aras, Randolfe ataca não só a honra do PGR, como também a instituição Ministério Público.

"Uma verdadeira interferência política sobre o Ministério Público. Vários crimes cometidos configuram, sim, uma obstrução de justiça, razão pela qual eu vou protocolar uma representação no Conselho de Ética contra o senador Randolfe Rodrigues por ter quebrado o decoro parlamentar", diz o senador no vídeo (veja abaixo).

0
O senador Flávio Bolsonaro durante evento no Palácio no Planalto - Pedro Ladeira-6.out.2021/Folhapress

Na última terça-feira, Randolfe e Renan Calheiros (MDB-AL), respectivamente vice-presidente e relator da CPI da Covid, indicaram ver prevaricação por parte do PGR por não dar prosseguimento às conclusões do colegiado. Ambos participaram da cerimônia de inauguração de um memorial às vítimas da pandemia no Senado.

"[Com os discursos] Vocês perceberam que não só está cogitado [o impeachment de Aras], mas é uma possibilidade que está no radar do observatório da pandemia, que é o herdeiro da CPI da Pandemia. Isso não é dito apenas por mim, isso é dito pelos demais colegas, os 17 membros do observatório", afirmou Randolfe na ocasião.

Procurado, Randolfe respondeu que já existem na fila do Conselho de Ética três representações contra Flávio por corrupção. "Antes de ser analisada a representação em relação a mim por exigir que o Ministério Público cumpra seu papel e puna os responsáveis pelo morticínio em decorrência da Covid no país, eu espero que o Conselho de Ética julgue as representações por corrupção contra este membro do clã Bolsonaro", rebateu.

Randolfe afirmou na terça (15) que Aras enviou uma equipe para discutir os desdobramentos da CPI na PGR e pediu para seus integrantes individualizarem as provas.

De acordo com o senador, o pedido seria desnecessário, uma vez que o relatório foi encaminhado para outras instâncias e solicitação semelhante não foi feita.

"Nós entregaremos o que nos foi pedido até sexta-feira. Vamos aguardar. Acho que é razoável esperarmos a semana seguinte, até depois do Carnaval, pelo menos, para ter o desenlace. Se não tiver, aí cabe a nós, e sendo o Senado o espaço de jurisdição do procurador-geral da República ver qual o desdobramento seguinte a tomar", afirmou.

Procurada, a PGR afirmou que aguarda a entrega das provas pela CPI da Covid, "acertada na reunião para que a equipe que atua nos casos possa avançar na análise de cada imputação feita aos 12 indiciados com prerrogativa de foro no Supremo, conforme prevê a legislação".

A PGR também reforçou manifestação anterior, da semana passada, na qual afirma que nenhum dos casos está parado. Manifestações foram enviadas ao STF referentes a todos os indiciados com prerrogativa de foro especial.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.