Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Troca na PF reforça percepção de que Torres não disputará eleição

Às vésperas do prazo para desincompatibilização, Márcio Nunes de Oliveira assume o lugar de Maiurino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A nomeação nesta sexta-feira (25) do novo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Márcio Nunes de Oliveira, reforçou internamente a avaliação de que o ministro da Justiça, Anderson Torres, não deve disputar a eleição. Oliveira é o atual secretário-executivo da pasta e próximo ao ministro.

Ministro da Justiça, Anderson Torres, e presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, em fevereiro de 2022. Foto: Xinhua/Lucio Tavora

A conclusão é de que uma eventual mudança na pasta em decorrência da desincompatibilização de Torres, naturalmente, tenderia a mexer na composição da PF também.

Levando em consideração que esse é o quarto diretor-geral a assumir na gestão do presidente Jair Bolsonaro, não valeria a pena o desgaste de exonerar Maiurino em fevereiro com a possibilidade de uma troca natural em abril.

Torres foi aconselhado por aliados a não concorrer a cargo eletivo em 2022. O cenário no Distrito Federal é bastante acirrado, com o PL disposto a lançar a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, ao Senado, e quatro ex-governadores cogitando concorrer a uma das oito vagas da Câmara.

São eles: Cristovam Buarque (Cidadania), Agnelo Queiroz (PT), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Rogerio Rosso (PSD).

Agentes da PF comentam que Maiurino acumulou rusgas ao longo dos dez meses em que chefiou a corporação, tanto internamente quanto externamente. Ele não era próximo nem de Anderson Torres, nem de Bolsonaro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.