Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Damares confirma que deixará ministério para disputar as eleições; veja vídeo

Ministra chegou a anunciar a Bolsonaro sua desistência, mas acabou convencida a concorrer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, confirmou nesta quarta-feira (23) que irá mesmo se desincompatibilizar e disputar um cargo eletivo em outubro.

A ministra chegou a anunciar para o presidente Jair Bolsonaro (PL) sua desistência do projeto eleitoral. Os dois se falaram na última segunda-feira (21) no Palácio do Planalto, minutos antes da festa surpresa para comemorar o aniversário do presidente.

Durante a conversa, no entanto, Damares acabou convencida a disputar e voltou atrás. Eles ainda não bateram o martelo sobre qual cargo, nem por qual estado.

Nesta quarta, a ministra afirmou em um evento em Belém (PA) que aquele seria, provavelmente, seu último como titular da pasta. E justificou ter corrido para antecipar entregas no estado.

"Por que eu estou aqui no meio de março e a gente correu tanto? Primeiro porque eu vou me desincompatibilizar. Eu não serei candidata no Pará, mas eu serei em algum lugar", declarou.

Na sequência, a ministra firma que seis estados a querem como candidata, inclusive alguns nos quais não tem amigos. "Tem um estado aqui do lado, que eu não tenho amigo. Cuidado, Amapá, eu tô chegando!"

A ministra da Família, Damares Alves, que deve deixar o cargo para disputar a eleição - Fabrice Coffrini/Reuters

Damares fez referência ao estado do ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (União-AP). A bancada evangélica entrou em atrito com o hoje presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após ele atrasar a sabatina do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. A candidatura da ministra serviria para atrapalhar os planos de Alcolumbre, candidato à reeleição.

Auxiliares da ministra apostam que ela anunciará ainda nesta quinta-feira (23) o partido ao qual se filiará.

Damares tem oscilado nos últimos meses sobre sua candidatura. Inicialmente, refutava essa possibilidade, mas começou a falar abertamente sobre se lançar ao Senado. Mais recentemente, demonstrou desânimo em concorrer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.