Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

João Doria é igual ao Jânio Quadros, diz Márcio França sobre indecisões do governador de SP

Governador de SP fará anúncios sobre a pré-candidatura à Presidência e o governo do estado nesta quinta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-governador Márcio França (PSB), pré-candidato ao Governo de São Paulo, compara João Doria (PSDB) ao ex-presidente Jânio Quadros.

O tucano comunicou na quarta-feira (30) ao vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, que tinha desistido da campanha nacional e que permaneceria no cargo de governador.

Nesta quinta-feira (31), no entanto, Doria disse à coluna Mônica Bergamo que a decisão de permanecer no cargo e desistir da candidatura à Presidência da República não está sacramentada —e possivelmente sequer será concretizada.

Doria anunciará seus planos às 16h desta quinta-feira (31), no Palácio dos Bandeirantes. Ele dirá se desistirá de concorrer à Presidência da República, se continuará no cargo de governador de São Paulo e se disputará a reeleição. Ele também tratará da sua permanência ou não no PSDB.

João Doria, governador de SP, durante evento na sede do PSDB
João Doria, governador de SP, durante evento na sede do PSDB - Adriano Vizoni/Folhapress

Em agosto de 1961, Jânio Quadros surpreendeu seus aliados e entregou uma carta de renúncia à Presidência. O senador Lino de Mattos (PSP-SP), da base governista, narrou em entrevistas posteriores que tentou rasgar o documento que seria entregue ao Congresso, mas não teve sucesso.

Segundo historiadores, Jânio acreditava que a renúncia não seria aceita pelos parlamentares e pelo povo, e então ele voltaria ao cargo, mas com mais poder. No entanto, a renúncia foi assimilada e os debates passaram a se concentrar nas condições de posse do vice-presidente João Goulart.

Para França, o ministro Tarcísio de Freitas (PL), aliado de Jair Bolsonaro (PL), seria o maior prejudicado por uma eventual decisão de Doria em concorrer novamente ao cargo de Governador de São Paulo.

"Ele trava o crescimento do Tarcísio. Hoje o Doria tem 20% [de intenção de votos]. Empata comigo", afirma o ex-governador.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.