Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Juiz descarta calúnia e difamação em caso de homem que xingou e ameaçou atirar em Lula

Ele também se manifestou pela continuidade do julgamento dos crimes de injúria e de ameaça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O juiz Paulo Henrique Adoan Correa, da comarca de Artur Nogueira (SP), decidiu rejeitar a queixa-crime no que se refere à imputação dos crimes de calúnia e difamação movida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o empresário José Sabatini.

O magistrado manteve a ação no que se refere ao crime de injúria.

No final de fevereiro, o Painel mostrou que o caso completaria um ano agora em março sem uma decisão, atrapalhado por um passa e repassa entre as comarcas de São Bernardo do Campo e de Artur Nogueira.

Trecho de vídeo em que José Sabatini ameaça ex-presidente Lula (PT) enquanto dá tiros
Trecho de vídeo em que José Sabatini ameaça ex-presidente Lula (PT) enquanto dá tiros - Reprodução

Em gravação divulgada em suas redes sociais em março do ano passado, o empresário, que é de Artur Nogueira, diz que Lula "vai ter problema" e dá tiros com uma arma de fogo em alvos pendurados em uma trave de futebol.

No vídeo, Sabatini xinga Lula de "filho da puta" e "vagabundo" e diz que vai derramar seu próprio sangue, mas que não admitirá que o petista transforme o Brasil em Venezuela.

Em sua decisão de 11 de março, Correa afirma que a calúnia exige, para sua configuração, que alguém impute à vítima, falsamente, um fato definido como crime. No caso da difamação, exige que o agente impute ao alvo, falsamente, uma ação definida como crime.

Ele diz que isso não aconteceu nos ataques de Sabatini a Lula, por não ter referência a uma "situação concreta, com dados específicos sobre o autor, tempo, espaço" nas falas.

Para o juiz, uma das falas de Sabatini —"se você não devolver os R$ 84 bilhões que você roubou do fundo de pensão dos trabalhador, você vai ter problema, hein, cara"— configura, em tese, crime de ameaça, que é objeto de outro processo, ainda sem decisão.

Os xingamentos a Lula também podem ser enquadrados como injúria, em tese, diz o juiz. Por isso, Correa determinou a redistribuição da queixa-crime do Juizado Especial Criminal da comarca de Artur Nogueira para prosseguir ao julgamento da questão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.