Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Chamado de 'companheiro' por Lula, Alckmin associava termo a corrupção

Ex-governador criticava delitos da 'companheirada' quando era oposição ao PT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chamado de "companheiro" pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante ato que selou sua indicação para vice na chapa à Presidência, Geraldo Alckmin (PSB) costumava desdenhar do termo.

"Aumentaram os gastos com o aparelhamento do Estado. Não emprego para o povo, mas para os petistas, para a companheirada", disse, durante a campanha presidencial de 2006, quando disputou contra o próprio Lula.

O termo "companheiro" é normalmente ligado à esquerda, e sobretudo ao PT. Ao usá-lo para se referir a Alckmin, Lula faz mais um gesto para mostrar que agora são aliados.

"Nossa vontade é de reconstruir o Brasil. A partir de agora é companheiro Alckmin e companheiro Lula", tuitou o ex-presidente nesta sexta (8).

O ex-tucano, contudo, costumava associar a palavra a corrupção. "No Banco do Brasil, onde tem problema? É a companheirada", disse, também em 2006. Na mesma eleição, criticou desvios em "ONGs da companheirada".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.