Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministros dizem que reajuste de 5% para policiais é inegociável

Apesar de policiais terem falado em 'deslealdade' de Jair Bolsonaro em conceder aumento de 5%, governo não pretende aumentar valor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar das duras críticas disparadas por policiais federais, ministros da cúpula do governo afirmam que é inegociável o reajuste de 5% que será dado à categoria por falta de espaço fiscal.

O presidente bateu martelo nesta semana de que dará um aumento linear para todos os servidores públicos nessa faixa.

Policiais federais, porém, parte relevante do eleitorado de Jair Bolsonaro (PL), esperavam um reajuste de até 30% e prometem continuar brigando por isso. Auxiliares diretos do presidente afirmam não haver espaço fiscal.

Agentes da Polícia Federal fazem protesto no centro do Rio de Janeiro pela reestruturação da corporação no país. - Eduardo Anizelli/Folhapress

A partir da semana que vem, as diversas carreiras da PF se reunirão em assembleias para definir instrumentos de pressão.

Há quem defenda pedir a renúncia do ministro Anderson Torres (Justiça) e, apesar de ser proibido, não descartam algum tipo de paralisação.

Caso não tenham sucesso na negociação via Executivo, policiais pretendem pressionar os parlamentares a alterar a proposta.

Para formalizar o reajuste, Bolsonaro enviará uma MP (Medida Provisória) ou um projeto de lei ao Congresso.

Na manhã desta quinta (14), a associação dos delegados da Polícia Federal divulgou nota na qual afirma que a escolha pelo aumento linear significa o não cumprimento pelo governo federal do compromisso firmado por Jair Bolsonaro de promover a reestruturação das forças policiais federais.

"Se a informação se confirmar, haverá uma quebra desleal do compromisso que será sentida ainda mais depois das diversas perdas sofridas pelos policiais federais durante este governo, que sempre teve entre suas bandeiras a segurança pública", afirmam os delegados federais.

A ideia era que a recomposição fosse atrelada à reestruturação das quatro classes que compõem a Polícia Federal, inclusive elevando o tempo de carreira delas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.